Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28045
Title: A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
Author: Pereira, Ana Rita da Silva
Advisor: Polónia, Daniel Ferreira
Keywords: Inteligência Artificial no Retalho
Tecnologias Cognitivas
Inovação Tecnológica
Estratégia Tecnológica
Business Analytics
Data Mining
Machine Learning
Big Data
RGPD
Defense Date: 19-Dec-2019
Abstract: A aplicação de técnicas e ferramentas tecnológicas cognitivas ao setor do retalho tem sido alvo de especial atenção pelas vantagens e forças influenciadoras que estas proporcionam à jornada e decisão de compra dos consumidores. O conceito de tecnologias cognitivas e a sua aplicação não é nova, mas o seu estudo e aplicação no setor do retalho é um tema que tem ocupado empresas, consultoras, académicos e investigadores. Com este trabalho, pretende-se aferir como as referidas ferramentas tecnológicas estão a ser abordadas pelos profissionais do setor, e qual o papel que desempenham na estratégia sectorial de retalho. Para a concretização deste objetivo é proposto um modelo de investigação composto por quatro hipóteses qualitativas que enquadram as diferentes hipóteses e são validadas mediante um conjunto de 8 entrevistas a profissionais de empresas do setor do retalho de diferentes áreas. Os resultados alcançados possibilitam a validação do modelo previamente proposto, sendo que se verifica que as tecnologias cognitivas exercem grande influência nas decisões estratégicas dos executivos no setor do retalho. Para além disso confirma-se que são impulsionadoras de novas práticas e decisões de investimento por parte das empresas para automatizar e otimizar as suas operações internas, bem como são utilizadas, principalmente, como ferramentas de auxílio para conhecer e extrair mais conhecimento sobre os consumidores, tendo em vista influenciar as decisões de compra dos consumidores.
The application of cognitive technology tools and techniques to the retail sector has been the focus of particular attention for the advantages and influencing forces they bring to consumers' journey and buying decision. The concept of cognitive technologies and their application is not new, but their study and application in the retail sector is a topic that has occupied companies, consultants, academics and researchers. This paper aims to assess how these technological tools are being approached by industry professionals, and what role they play in the retail sector strategy. In order to achieve this objective, a research model is proposed composed of four qualitative hypotheses that fit the different hypotheses and are validated through a set of 8 interviews with professionals from retail companies from different areas. The results achieved allow the validation of the previously proposed model, and it is found that cognitive technologies exert a great influence on the strategic decisions of executives in the retail sector. In addition, it is confirmed that they are driving new business practices and investment decisions by companies to automate and optimize their internal operations and are mainly used as aids to know and extract more knowledge about consumers, influence consumer purchasing decisions.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28045
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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