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Título: Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em competências de processamento auditivo
Autor: Abrantes, Ana Micaela Martins
Orientador: Martins, Jorge Humberto Ferreira
Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de
Palavras-chave: Intervenção
Processamento auditivo
Crianças em idade escolar
Data de Defesa: 2019
Resumo: Enquadramento: As crianças com Perturbação do Processamento Auditivo (PPA) beneficiam de Treino Auditivo (TA). Em Portugal não se conhecem, até ao momento, programas de intervenção validados para intervenção em competências de Processamento Auditivo, com estímulos verbais em Português Europeu (PE). Objetivos: O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento e validação de um Programa de Intervenção em Competências do Processamento Auditivo (PIPA) para o PE, destinado a crianças em idade escolar. Métodos: O estudo decorreu em duas fases, sendo que na Fase 1 se procedeu ao desenvolvimento do PIPA e na Fase 2 foi realizada a sua validação de conteúdo com recurso a um Painel de Peritos (PP). Foram desenvolvidas as tarefas de: A- discriminação auditiva, B – atenção auditiva, C – memória auditiva e D – fechamento, utilizando apenas sons verbais. Participaram no estudo de validação de conteúdo cinco peritos com formação e experiência na área que preencheram dois inquéritos especificamente criados para o efeito. Resultados: O resultado obtido através do preenchimento do questionário pelo PP revelou um elevado nível de concordância, tendo-se obtido um IVC global de 0.94. dos 14 itens avaliados, 11 apresentaram um IVC de 1. Conclusão: Conclui-se, assim que o PIPA apresenta validade de conteúdo, para intervenção junto de crianças em idade escolar com perturbação do processamento auditivo. Estudos futuros deverão contemplar um estudo piloto de aceitabilidade com crianças com e sem PPA.
Framework: Children with Auditory Processing Disorder benefit from auditory training. Validated intervention programs for intervention in Auditory Processing skills with verbal stimuli in European Portuguese are still unknown in Portugal. Goals: The present study aims to develop and validate an Intervention Program in Auditory Processing skills (PIPA) for European Portuguese, intended for school-age children. Methods: The study was developed in two phases. In phase 1, PIPA was developed and in phase 2, the content was validated using an expert panel. The following activities were developed solely with verbal stimuli: A – Auditory discrimination, B – Auditory attention, C – Auditory memory, and D – Closure. The content validation was carried out by five experts that completed two designed surveys. Results: The result obtained by completing the questionnaire revealed a high level of agreement, with an overall CVI of 0.94. Of the 14 items evaluated, 11 had a CVI of 1. Conclusion: PIPA presents content validity of the intervention for school-age children with auditory processing disorder (APD). Future studies should include a pilot-study to assess the acceptability in children with and without APD.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27951
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