Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Gillianpor
dc.contributor.authorAlves, Tânia Cristina Pereirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:28:05Z-
dc.date.available2011-04-19T14:28:05Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2779-
dc.descriptionMestrado em Línguas e Relações Empresariaispor
dc.description.abstractEsta tese de mestrado, que tem como tema principal a Comunicação Intercultural no mundo dos negócios, foi desenvolvida a partir de referenciais teóricos e da análise de questionários enviados às empresas nacionais de cerâmica. O estudo de investigação tem 5 capítulos, sendo o primeiro reservado para a introdução. O segundo capítulo inicia-se com uma retrospectiva histórica de comunicação e um panorama geral do processo comunicativo. Seguidamente, entra-se no campo da cultura e das suas características. Posteriormente, expande-se a definição de Comunicação Intercultural através da opinião de importantes escritores, mencionam-se as competências interculturais, o choque de culturas e as estratégias necessárias para ultrapassar as barreiras comunicacionais. O capítulo seguinte destina-se a analisar, de modo geral, a globalização, a indústria da cerâmica nacional e as suas características e a importância da economia nacional para este trabalho. A apresentação dos resultados do estudo de investigação é feita no capítulo 4, onde se faz referência aos objectivos do trabalho, à metodologia utilizada, à demonstração da importância da Indústria da Cerâmica para a economia nacional e internacional e à análise dos dados dos questionários enviados às empresas nacionais e da entrevista. Finalmente, no último capítulo faz-se a exposição das principais conclusões e a demonstração da real importância da comunicação intercultural no seio das organizações para alcançar o êxito almejado. ABSTRACT: This master’s dissertation, whose main subject is Intercultural Communication in the business world, was developed on the basis of theoretical readings and an analysis of the national ceramics industry and the opinions of those who work in this sector regarding intercultural communication. The study has 5 chapters, the first of which is the Introduction. The second chapter begins with a historic overview of communication and a general look at the communication process. It continues with a discussion of culture and its characteristics, the meaning of Intercultural Communication and the identification of intercultural competences and barriers to successful communication. The third chapter comprises a general analysis of the national ceramics industry, its characteristics and the importance of the national economy to this study. In the next chapter, the structure and results of the study are presented, in particular of the importance of the Ceramics Industry in the national economy and the examination of the questionnaires and interview carried out in ceramics enterprises. In the final chapter, we outline the main conclusions of the study and seek to demonstrate how important intercultural communication can be to organizations as a way of reaching their desired goals.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000222319por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação nas organizaçõespor
dc.subjectComunicação interculturalpor
dc.subjectDiferenças culturaispor
dc.titleComunicação intercultural como factor de sucesso das empresaspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008001871.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.