Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27797
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Myriam Nunespt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Alexandra Sápt_PT
dc.contributor.authorDias, Susana Isabel Alexandrept_PT
dc.date.accessioned2020-03-05T12:15:14Z-
dc.date.available2020-03-05T12:15:14Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/27797-
dc.description.abstractEste trabalho pretende ser um contributo para a melhoria dos programas de Educação Ambiental (EA) tendo em vista o seu sucesso. Teve como caso de estudo o projeto LIFE Rupis, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), com mais oito entidades parceiras, com início em 2015 e término previsto para junho de 2020, e que visa a conservação de espécies ameaçadas, especialmente do Britango (Neophron percnopterus) e da Águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), na região transfronteiriça do Douro Internacional e do vale do Águeda. Este projeto pretende também a sensibilização das comunidades escolares e das populações locais para os valores naturais da região e para importância das suas medidas de conservação. Para tal, contou com um programa de EA, iniciado em 2016, e cuja avaliação externa foi o objeto de estudo deste trabalho. Este incidiu numa pesquisa bibliográfica para identificação de um conjunto de boas práticas em projetos de educação para o público, na criação uma tabela de análise e verificação, e posterior preenchimento, com base nas evidências dessas práticas resultantes da consulta de documentos do projeto, da observação participante das sessões de EA do 2º ano de implementação do programa e da realização de duas entrevistas, uma à coordenação do programa e outra a um técnico de uma entidade local parceira do projeto. Fez-se igualmente uma análise do modo como as atividades e os instrumentos de avaliação utilizados estiveram, ou não, alinhados com os objetivos propostos pela equipa. Os resultados mostram evidências da implementação de boas práticas e o alinhamento das atividades com os objetivos propostos no projeto. No entanto, os instrumentos de avaliação utilizados não foram suficientes para evidenciar se todos os objetivos foram alcançados. Salientam-se como propostas de melhoria o envolvimento de todos os interessados desde a fase inicial do programa; a necessidade de um planeamento atempado da avaliação, que deve ser contínua ao longo de todo o programa; deve ser feita uma avaliação prévia do contexto, envolvendo o púbico com as suas ideias e dúvidas; os objetivos e metas devem ser definidos com base no que se pretende alcançar, mas igualmente com base na avaliação prévia e nas dúvidas e suposições do público. Para haver coerência interna do programa, todas as medidas desenvolvidas e os instrumentos de avaliação têm de estar alinhados com os objetivos e deverão ser definidos indicadores adequados que permitam avaliar o sucesso dos projetos.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation intends to be a contribution to the improvement of Environmental Education programs, having as an objective its success. It had as a case study the LIFE Rupis project, coordinated by Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves - SPEA (Portuguese Society for the Study of Birds), with another eight partner entities, initiated in 2015 and it is scheduled for completion by June 2020, and has as an objective the conservation of threatened species, specially the Egyptian Vulture (Neophron percnopterus) and the Bonelli's Eagle (Aquila fasciata), in cross-border region of International Douro and the Valley of Águeda river. This project intends also to promote the awareness of the school communities and the local populations regarding the natural values of the region and the importance of its conservation measures. As such, it had an Environmental Education program, initiated in 2016 and its external evaluation was object of study of this dissertation. This dissertation consisted of a bibliographic research to identify a set of good practices in education projects for the public, in the creation of an analysis and verification framework, which, afterwards, was filed in based on the evidences of those practices that resulted from the consultation of project documentation, participant observation of Environmental Education sessions from the 2nd year of implementation of the program and from two interviews, one made with the program coordinating team and another with a technician of a local partner entity of the project. Also, it was made an analysis to the way the activities and used evaluation instruments were performed according, or not, to the objectives proposed by the team. The results show the evidences of the implementation of best practices and the alignment of the activities with the proposed objectives of the project. Nevertheless, the evaluation instruments use were not enough to demonstrate if all objective were achieved. It has been enhanced has an improvement proposal the involvement of all stakeholders since the initial phase of the program; the need of a timely planning of the evaluation, that must be continuous throughout the entire program; it must be made a previous evaluation of the context, involving the public with its ideas and doubts; the objectives and goals must be defined based on what is intended to be reached, but also based on the previous evaluation and in the doubts and assumptions of the public. In order to have internal coherence of the program, all measures developed and the measurement instruments must be aligned with the objectives and must be defined adequate indicators that allow to evaluate the success of the projects.pt_PT
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo contribuir a la mejora de los programas de Educación Ambiental (EA) con vista a su éxito. El proyecto LIFE Rupis, coordinado por la Sociedad Portuguesa para el Estudio de las Aves (SPEA), con otras ocho entidades asociadas, comenzó en 2015 y el final está previsto para junio de 2020. Es un proyecto destinado a la conservación de especies amenazadas, especialmente del Alimoche (Neophron percnopterus) y del Águila perdicera (Aquila fasciata), en la región transfronteriza del Duero Internacional y del valle del Águeda. Este proyecto también tiene como objetivo sensibilizar a las comunidades escolares y a las poblaciones locales sobre los valores naturales de la región y sobre la importancia de sus medidas de conservación. Para ello, contó con un programa de EA, iniciado en 2016, y cuya evaluación externa fue objeto de estudio en este trabajo. Este se centró en una investigación bibliográfica para identificar un conjunto de buenas prácticas en proyectos educativos para el público, en la creación de una tabla de análisis y verificación, y posterior registro de datos. Esta investigación se basó en la evidencia de estas prácticas resultantes de la consulta de documentos del proyecto, de la observación participante de las sesiones de educación ambiental del 2º año de implementación del proyecto y realizando dos entrevistas, una con la coordinación del programa y otra con un técnico de una entidad asociada local del proyecto. También se realizó un análisis de la forma en que las actividades y los instrumentos de evaluación utilizados estaban o no de acuerdo con los objetivos propuestos por el equipo. Los resultados muestran evidencias de la implementación de buenas prácticas y la alineación de las actividades con los objetivos propuestos en el proyecto. Sin embargo, los instrumentos de evaluación utilizados no eran suficientes para demostrar si se alcanzaron todos los objetivos. Se presentan las siguientes propuestas de mejora: participación de todas las partes interesadas desde la fase inicial del programa; planificación oportuna de la evaluación, que debe hacerse durante todo el programa; realización de una evaluación previa del contexto, envolviendo al público con sus ideas y dudas; definición de objetivos y metas teniendo en cuenta lo que se pretende alcanzar, pero también la evaluación previa y las dudas y suposiciones del público. A fin de que haya coherencia interna en el programa, todas las medidas desarrolladas, así como los instrumentos de evaluación deben estar alineados con los objetivos y deberán definirse indicadores adecuados para evaluar el éxito de los proyectos.pt_PT
dc.description.abstractEste trabalho deseia ser ua ajuda pa la melhorie de ls porgramas de Eiducaçon Ambiental (EA) tenendo an cunta l sucesso del. Tubo cumo tema de studo l porjeto LIFE Rupis, cordenado pula Sociadade Pertuesa pa l Studo de las Abes (SPEA), cun mais uito antidades parceiras, cun ampeço an 2015 i stando la fin perbista pa l Junho de 2020, i que ten an bista la cunserbaçon de speces amenaçadas, specialmente de l Alcaforro (Neophron percnoterus) i de la Águila-de-Bonelli (Aquila fasciata), na zona de la raia de l Douro Anternacional i de l bal de l Águeda. Este porjeto tamien deseia ser ua ajuda na mudança de mentalidades de las quemunidades scolares i de ls habitantes dessas tierras pa ls balores naturales de la region i pa l’amportança de las sues medidas de cunserbaçon. Para tal, cuntou cun un porgrama de Eiducaçon Ambiental ampeçado an 2016, i l’abaluaçon de fuora haber sido l'oubjeto de studo deste trabalho. Este ampeçou por fazer camino nun studo bibliográfico para conhecer un cunjunto de buonas práticas an porjetos d'eiducaçon pa l público, na criaçon dua tabela d'análeze i berificaçon, i apuis scrita de dados, cun base nas eibidéncias dessas práticas resultantes de la cunsulta de decumientos de l porjeto, de la oubeserbaçon partecipante de las sessones de EA de l 2º anho de amplementaçon del porgrama i de la rializaçon de dues antrebistas, ua a la coordenaçon de l porgrama i outra a un técnico dua antidade local parceira de l porjeto. Fizo-se eigualmente ua análeze de l modo cumo las atebidades i ls strumientos d'abaluaçon outelizados stubírun, ó nó, alinhados culs oubjetibos propostos pula eiquipa. Ls resultados mostran eibidéncias de l'amplementaçon de buonas práticas i l'alinhamiento de las atebidades culs oubjetibos propostos ne l porjeto. Inda assi, ls strumientos d'abaluaçon outelizados nun fúrun suficientes para eibidenciar se todos ls oubjetibos fúrun alcançados. Salientan-se cumo perpuostas de melhorie l'ambolbimiento de todos ls antressados desde la fase enicial de l porgrama; la necidade dun planeamiento atempado de l'abaluaçon, que debe ser cuntínua ne l decorrer de todo l porgrama; debe ser feita ua abaluaçon antes de l tiempo de l cuntesto, ambolbendo l púbico culas sues eideias i dúbedas; ls oubjetibos i metas dében ser ouriantados tenendo an cunta adonde que se quier chegar, mas de eigual modo cun base na abaluaçon prébia i nas dúbedas i suposiçones de l público. Para haber coeréncia anterna de l porgrama, todas las medidas zambolbidas i ls strumientos d'abaluaçon ténen de star alinhados culs oubjetibos i debiran ser defenidos andicadores ciertos que permitan abaluar l sucesso de ls porjetos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectAvaliação Externapt_PT
dc.subjectAvaliação de projetos de educação ambientalpt_PT
dc.subjectBoas práticaspt_PT
dc.subjectConservação da naturezapt_PT
dc.subjectProjeto LIFE Rupispt_PT
dc.subjectAvifaunapt_PT
dc.titleAvaliação do programa de educação ambiental português do projeto LIFE Rupispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Estudos Ambientaispt_PT
Appears in Collections:DAO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçãoSusana Dias2019.pdf3.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.