Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27711
Title: Posicionamento de insígnias de retalho alimentar e segmentação do consumidor no mercado angolano
Author: Landry, Tshiniama Muangala
Advisor: Pratas, Joaquim Fernando Monteiro
Keywords: Atributos
Posicionamento
Insígnia
Segmentação
Retalho alimentar
Frequência de loja
Gasto por ocasião
Angola
Defense Date: 20-Dec-2019
Abstract: O objetivo deste trabalho passou por analisar a relação existente entre as características socioeconómicas e demográficas dos consumidores, os atributos de posicionamento das insígnias de retalho alimentar, e as respostas dos consumidores no mercado angolano. Para efetuar esta investigação, foi efetuada a análise dos diversos tipos de segmentação possíveis, dos atributos de posicionamento das insígnias de retalho alimentar, e os vários tipos de respostas possíveis por parte dos consumidores. Metodologicamente foi recolhida informação primária através de inquéritos a 400 indivíduos responsáveis pelas compras para o lar, na cidade de Luanda. Foram desta forma, identificadas as principais características socioeconómicas e demográficas dos consumidores, os atributos de posicionamento das insígnias retalhistas mais valorizados, a classificação de cada insígnia de retalho alimentar em cada um dos atributos de posicionamento, e as respostas para com cada insígnia ao nível da preferência, gasto e exclusividade (de forma global, e por segmento de consumidores). Foram ainda identificadas as características dos consumidores que se afirmam fiéis a uma insígnia de retalho alimentar em Angola.
This dissertation objective is to analyze the relationship between the consumers' socioeconomic and demographic characteristics, positioning attributes of food retail brands, and consumer feedback in the Angolan market. To carry out this investigation, we analyzed the various possible consumer segmentation types, the positioning attributes of the food retail insignias, and the various possible consumer responses types. Methodologically, primary information was collected through surveys of 400 individuals responsible for home shopping in the city of Luanda. This allowed to identify the main consumer socio-economic and demographic characteristics, the most valued positioning attributes of retail insignias, the classification of each food retail insignia in each of the positioning attributes, and the reactions to each insignia at retail level, namely by preference, expense and exclusivity (globally and by consumer segment). The characteristics of consumers who claim to be loyal to a food retail brand in Angola were identified as well.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27711
Appears in Collections:ESTGA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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