Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27693
Title: Promoção da saúde mental e prevenção do suicídio: formação de professores em ambiente MOOC
Author: Almeida, Agar Nogueira Carreira
Advisor: Pereira, Anabela Sousa
Pinheiro, João Paulo Vieira
Jardim, Jacinto
Keywords: Formação de professores
Gatekeepers
Saúde mental
Suicídio
MOOC
Defense Date: 30-Jul-2019
Abstract: A existência do primeiro Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (2013-2017) é um indicador da pertinência do problema, cuja finalidade será aumentar a informação e educação para a saúde, em particular no contexto escolar. Tal prevenção deverá combinar estratégias envolvendo a comunidade e programas escolares de prevenção e referenciadas como boas práticas, sendo exemplo os programas de formação desenvolvidos em sistema MOOCs (Massive Open Online Courses). O presente estudo tem como objectivos: conhecer o contributo da Psicologia da Educação na formação de professores; identificar as temáticas e envolvimento dos professores no programa de educação para a saúde (PES); avaliar o conhecimento e necessidades de formação gatekeeper dos professores para melhor lidarem com os alunos que estão em risco; conhecer as experiências dos professores com situações de comportamentos da esfera suicidária ou doenças mentais; indicar recomendações para a formação de professores visando a promoção da saúde mental de crianças; e desenvolver um programa MOOC de intervenção para professores, sobre literacia em saúde mental e prevenção do suicídio. Foram realizados oito estudos que envolveram um total de 1144 professores profissionalmente ativos, de ambos os géneros (209 homens e 935 mulheres), com idades entre 24 e 69 anos, os quais responderam a um protocolo de questionários disponibilizados em formato online. Para análise de dados foi utilizado o Programa SPSS 22. Os resultados do primeiro estudo (metanálise reflexiva) retratou os problemas e dificuldades que envolvem o ensino da Psicologia da Educação no contexto da formação de professores apontando para a necessidade desta disciplina contribuir para a optimização da relação teoria versus prática. Os restantes estudos empíricos salientaram a necessidade de intervir na formação de professores em literacia para a saúde mental e prevenção do suicídio, assim como um maior conhecimento e envolvimento dos professores no PES (Programa de Educação para a Saúde) ainda que 89,9% dos inquiridos trabalhassem em escolas que implantaram PES. Os resultados da criação e do estudo das propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação – Questionário Escolas Gatekeeper (EGK), Questionário Literacia em Saúde Mental (QLSM) e Questionário de Literacia em Suicídio (QLS) - revelaram ser fiéis e adequados para o estudo. Foram evidenciadas situações de contacto dos professores com comportamentos suicidários (de alunos ou colegas). Foi desenvolvido um programa de intervenção MOOC, para professores, sobre literacia em saúde mental e prevenção do suicídio, divulgado num site, com marca registada. Os resultados são discutidos bem como sugeridas algumas implicações para a formação básica e continua dos professores na educação para a saúde, e sugeridas recomendações para as escolas no sentido de prevenir e lidar com comportamentos suicidários visando a promoção do sucesso e bem-estar de alunos e professores
The existence of the first National Suicide Prevention Plan (2013-2017) is an indicator of the relevance of the problem, the purpose of which will be to increase health information and education, particularly in the school context. Such prevention should combine strategies involving community and school prevention programs and referenced as good practices, for example training programs developed in MOOCs (Massive Open Online Courses) system. The present study has as objectives: to know the contribution of the Psychology of Education in the training of teachers; identify the themes and involvement of teachers in the health education program (PES); evaluate the knowledge and needs of teacher gatekeeper training to better deal with students who are at risk; to know the experiences of teachers with situations of suicidal behaviour or mental illness; indicate recommendations for the training of teachers to promote the mental health of children; and develop an MOOC intervention program for teachers, on mental health literacy and suicide prevention. Eight studies were developed, involving a total of 1144 professionally active teachers of both sexes (209 men and 935 women), aged between 24 and 69 years old, who answered a protocol of questionnaires made available online. The SPSS 22 Program was used for data analysis. The results of the first study (reflective meta-analysis) portrayed the problems and difficulties involved in the teaching of Educational Psychology in the context of teacher training, pointing to the necessity of this discipline to contribute to the optimization of the theory versus practice relationship. The remaining empirical studies emphasized the need to intervene in teacher training in mental health literacy and suicide prevention, as well as greater knowledge and involvement of teachers in PES (health education program), although 89.9% of respondents worked in schools that implemented PES. The results of the creation and study of the psychometric properties of the assessment instruments - Gatekeeper Schools Questionnaire (EGK), Mental Health Literacy Questionnaire (QLSM) and Suicide Literacy Questionnaire (QLS) - proved to be faithful and adequate for the study. There was evidenced situations of contact of teachers with suicidal behaviours (from both students and colleagues). A MOOC intervention program for teachers on mental health literacy and suicide prevention was developed and posted on a website with a registered trademark. The results are discussed as well as some implications are suggested for basic and continuing teacher education in health education, and recommendations are suggested for schools to prevent and deal with suicidal behaviour aimed at promoting the success and well-being of students and teachers
URI: http://hdl.handle.net/10773/27693
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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