Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/27688
Título: Contributos da análise da comunidade CoTiques para a supervisão de investigação em contexto online: um estudo de caso
Autor: Pinho, Sérgio Hélder Fernandes
Orientador: Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré
Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de
Palavras-chave: Supervisão de investigação
Comunidade de prática online
CoTiques
Modelos de análise de interações
Sistema de categorias
Data de Defesa: 30-Abr-2019
Resumo: O tradicional modelo de supervisão de investigação individualizado (one-toone) é incompatível com perspetivas epistemológicas recentes e não permite fazer face ao considerável aumento do número de alunos de pós-graduação que se vem registando. Para responder a este problema, a literatura da especialidade aponta a adoção de modelos de Supervisão de Investigação no Ensino Superior (SIES) alicerçados na exploração de comunidades online e no reforço das relações de colaboração entre os estudantes e entre estes e os supervisores. Torna-se, portanto, relevante estudar esta modalidade de SIES. Nesse sentido, concebeu-se uma investigação para proceder à análise de uma comunidade de prática online (CoP online) – a CoTiques – explorada na supervisão de investigação ao nível do mestrado. A origem da CoTiques remonta ao ano de 2004, tendo-se mantido ativa até 2009. Integrou a supervisora, 26 mestrandos e, pontualmente, peritos externos. A interação desenvolveu-se predominantemente em contexto online, recorrendo à plataforma Blackboard Academic Suite. O domínio da comunidade residia na realização de trabalhos de investigação relacionados com a integração das TIC em contextos educacionais. Tendo em conta a finalidade do estudo, a sua fase inicial envolveu a formulação das seguintes questões de investigação: - Quais as dinâmicas de interação registadas na CoP online CoTiques? - Que fatores de sustentabilidade (fatores inibidores/facilitadores) relacionados com as TIC utilizadas foram evidenciados na CoP online CoTiques? - Que estratégias de interação e colaboração foram exploradas na CoTiques? - Quais os papéis/funções exercidos pelos membros da CoP online CoTiques? - Que elementos emergentes da análise da CoP online CoTiques podem constituir-se como recomendações aplicáveis na conceção de futuras CoP online a explorar nos processos de SIES? Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa e do tipo estudo de caso único (a CoTiques). Atendendo a estas opções metodológicas, foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: observação mediada pelas TIC, recolha de dados documentais e notas de campo do investigador. No que concerne às técnicas e procedimentos de análise de dados, recorreuse à análise de conteúdo e à análise documental interna. A análise de conteúdo foi realizada aplicando um sistema de categorias, que foi construído adotando um procedimento misto, com definição de categorias “a priori” e de categorias “a posteriori”. A investigação abarcou os dados decorrentes das interações estabelecidas ao longo de 52 meses, nos 15 fóruns gerais criados durante o período ativo da CoTiques. Foram analisados 2680 posts/mensagens que, após depuração, acabaram por fornecer 5152 unidades de análise para codificação Os resultados decorrentes do estudo empírico evidenciaram que a CoTiques apresentou um ciclo de vida compatível com o que é característico nas CoP online e que se registaram picos de elevada e escassa participação nas atividades, também eles típicos deste tipo de comunidades. No que diz respeito aos fatores de sustentabilidade, os que mais influenciaram o dinamismo e o grau de interação no seio da Cotiques foram a escassa disponibilidade de tempo, os fatores relacionados com a comunicação e os mecanismos de liderança. Muitas das quebras de interação coincidiram com momentos de intensificação dos afazeres dos docentes nas escolas, uma vez que muitos dos membros da CoTiques eram professores do Ensino Básico e Secundário. Já os mecanismos de liderança influenciaram decisivamente não só as dinâmicas de interação geradas na Cotiques, mas também a sua longevidade. As estratégias de interação e colaboração exploradas na CoTiques contribuíram para a criação de um forte espírito de grupo/comunidade. A supervisão por pares, para além de ter ajudado a edificar vínculos fortes entre os membros da CoP, contribuiu para o estabelecimento de uma colaboração efetiva e para uma coconstrução do conhecimento. Para além da supervisão por pares, foram implementadas, entre outras, as seguintes estratégias para fomentar a colaboração: promover a partilha e a comparação de informação, solicitar a fundamentação/argumentação de posições, veicular feedback de qualidade e em tempo útil, valorizar o feedback recebido, desencadear debates, empreender processos de negociação e sugerir a elaboração de sínteses. A realização de reuniões presenciais periódicas (sabatinas) revelouse um importante complemento à interação estabelecida em ambiente online. Constatou-se também que os principais papéis/funções privilegiados pela supervisora na CoTiques foram o estabelecimento de uma relação de confiança mútua e de colaboração com os supervisionados, o veicular de observações construtivas e fomentadoras da reflexão e do pensamento crítico e o incentivo/encorajamento à realização do trabalho académico. No caso dos supervisionados, o papel/função que prevaleceu foi a contribuição para a existência de uma relação de confiança mútua e de colaboração com a supervisora. Acresce que a supervisora e alguns supervisionados exerceram papéis/funções associados à liderança da comunidade. Finalmente, partindo dos dados decorrentes da análise da CoTiques, formulou-se um conjunto de recomendações suscetíveis de serem seguidas na conceção de futuras comunidades online que se constituam como facilitadoras dos processos de SIES
The traditional one-to-one research supervision model is incompatible with recent epistemological perspectives and does not allow to face the considerable increase in the number of postgraduate students. In order to respond to this problem, the specialized literature points to the adoption of research supervision models in higher education based on the exploration of online communities and the strengthening of collaborative relationships among students and between them and the supervisors. Therefore, it is relevant to analyze this modality of research supervision in higher education. In this sense, an investigation was conceived to proceed with the analysis of an online practice community - CoTiques - used in the research supervision at the master’s level. The origin of CoTiques dates back to the year 2004, having remained active until 2009. It integrated the supervisor, 26 master’s students and, occasionally, external experts. The interaction developed predominantly in online context, using the platform Blackboard Academic Suite. The domain of the community consisted in carrying out research related to the integration of ICT in educational contexts. Considering the purpose of the study, its initial phase involved the formulation of the following research questions: - What interaction dynamics have been registered in the CoTiques online practice community? - What sustainability factors (inhibitory / facilitating factors) related to ICT have been observed in the CoTiques online practice community? - What interaction and collaboration strategies have been explored in the CoTiques online practice community? - What roles/functions have been played by the members of CoTiques online practice community? - Which elements resulting from the analysis of the CoTiques online practice community can be applied in the design of future online practice communities to be explored in the research supervision models in higher education? To carry out the study, a methodology of a predominantly qualitative nature and a single case study (CoTiques) was chosen. According to these methodological choices, the following techniques and instruments for gathering data were used: ICT-mediated observation (records obtained from the interactive communication tools), documentary data and field notes of the researcher. Regarding the techniques and procedures of data analysis, content analysis and internal document analysis were used. The content analysis was performed by applying a model of interaction analysis designed for this purpose. The developing process of the analysis model adopted a mixed procedure, with the definition of deduced/theoretical categories and induced/empirical/observed categories .The research included data from the interactions established over 52 months in the 15 general forums created during CoTiques' lifetime. 2680 posts/messages have been analyzed and, after the debugging, 5152 units of analysis were provided for coding. The results from the empirical study revealed that CoTiques presented a life cycle compatible with what is characteristic in online practice communities and the existence of peaks of high and low participation in the activities, also typical of this type of communities. Moreover, the factors of sustainability that most influenced the dynamism and the degree of interaction within Cotiques were the lack of time, the factors related to communication and the mechanisms of leadership. Many breaks in interaction coincided with moments of intensification of teachers' work in schools, since many of the CoTiques members were teachers of Elementary and Secondary Education. On the other hand, the mechanisms of leadership decisively influenced not only the interaction dynamics generated in Cotiques, but also its longevity. The interaction and collaboration strategies explored at CoTiques have contributed to the creation of a strong group/community spirit. The peer supervision, in addition to helping to build strong links among the practice community members, has contributed to the establishment of an effective collaboration and co-construction of knowledge. In addition to peer supervision, the following strategies were implemented to encourage collaboration: promoting sharing and comparing information, requesting the justification of arguments, providing timely and quality feedback, give importance to feedback received, initiate discussions, engage in negotiation processes, and suggest syntheses. The regular realization of face-to-face meetings was an important complement to the interaction established in the online environment. It was also observed that the main roles/functions privileged by the CoTiques supervisor were the establishment of a relationship of mutual trust and collaboration with the supervisees, the sending of constructive observations and fomenting reflection and critical thinking and the encouragement in the accomplishment of the academic work. In the case of the supervisees, the role/function that prevailed was the contribution to the existence of a relationship of mutual trust and collaboration with the supervisor. In addition, the supervisor and some supervisees exercised roles/functions associated with community leadership. Finally, based on data from the CoTiques analysis process, a set of recommendations was formulated to be followed in the design of future online communities for use in research supervision processes in higher education
URI: http://hdl.handle.net/10773/27688
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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