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http://hdl.handle.net/10773/27679
Título: | Estágio supervisionado como mediador da relação universidade/escola |
Autor: | Souza, Jamily Vasconcelos Caribé |
Orientador: | Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de |
Palavras-chave: | Formação inicial docente Estágio curricular supervisionado Trabalho colaborativo Parceria universidade-escola Didática formativa |
Data de Defesa: | 4-Out-2019 |
Resumo: | Nesta tese de doutoramento defendemos a formação de professores assente na relação
mais próxima entre as instituições formadoras universidade e escola, tendo a
disciplina Estágio Curricular Supervisionado como momento privilegiado para
observar e compreender essa relação, para que possamos perspectivar um trabalho em
parceria entre os formadores, com vista ao desenvolvimento de novas formas de
trabalhar a didática de formação. Foi no âmbito da disciplina Estágio Curricular
Supervisionado que fomos desafiados a dar respostas aos professores em formação
(estagiários) e aos professores formadores, tanto da universidade (supervisores)
quanto das escolas (cooperantes) sobre a distância existente entre as práticas de
ensino (discursos de formação) desenvolvidas na universidade, nos cursos de
licenciatura, e aquelas referentes ao dia-a-dia nas escolas-campo. Nesta investigação,
os Relatórios de Estágio Supervisionado (RES) representam um instrumento
importante para acedermos às percepções que estes formandos têm dessa distância
entre os discursos de formação e a prática docente. Esse distanciamento coloca em
relevo a questão da difícil relação universidade-escola na construção do
conhecimento profissional (Alarcão & Canha, 2013; Ávila de Lima & Fialho, 2015;
Cyrino & Souza Neto, 2017; Nacarato, 2016; Pimenta & Lima, 2002). Assim, nossos
objetivos neste estudo são: identificar os fatores precipitantes da divergência entre o
discurso de formação de professores de didática e a prática docente tal como
vivenciada e relatada nos RES, pelos professores estagiários; compreender como os
professores em formação (estagiários) e os professores formadores (supervisores e
cooperantes) percebem os papéis respectivos de cada um no processo de formação;
identificar as percepções que os professores formadores têm dos contributos que o
trabalho colaborativo entre a universidade e a escola, no âmbito do Estágio
Supervisionado, poderá oferecer ao desenvolvimento profissional desses professores;
perspectivar uma relação de parceria entre os contextos de trabalho destes
professores, universidade e escola, para o desenvolvimento de novas formas de
trabalhar a dimensão de formação da Didática. Discutimos neste estudo os
fundamentos epistemológicos dos programas de formação docente de cinco cursos de
licenciatura de uma universidade pública do estado da Bahia-Brasil, a partir das
práticas de Estágio Curricular Supervisionado e das percepções de todos os
intervenientes que fazem parte desse contexto formativo. No que respeita ao
enquadramento empírico e metodológico deste estudo, optámos pelo paradigma
qualitativo de investigação. A recolha de dados foi realizada por análise documental
(Relatórios de Estágio Supervisionado – RES e Regulamento de Estágio Curricular –
REC), entrevista semi-estruturada e estudo com grupos de referência – grupo focal.
Os sujeitos participantes desta investigação foram os professores formadores da
universidade e das escolas-campo e os professores estagiários. As informações que
foram recolhidas foram tratadas por análise de conteúdo. A análise dos dados revelou
que: o discurso de formação construído e difundido pela universidade está muito
assente na valorização da teoria e pouca ou nenhuma articulação desta teoria com a
prática, denunciando, assim, a prevalência de um discurso de formação que põe em
relevo a academicização do professor e considera que os papéis respectivos de cada
professor formador têm a mesma importância no processo de formação docente.
Assim, conclui-se que ambos formadores precisam estar implicados nessa formação,
a partir da socialização dos saberes que cada um tem sobre a docência. Ademais, o
Estágio Curricular Supervisionado se configura como um momento privilegiado para
o desenvolvimento do Trabalho Colaborativo e que muitos são os contributos que
esse tipo de trabalho poderá oferecer a formação dos futuros professores. This doctoral thesis is defending the teaching practice in its closest relation between the teacher training institutions - universities and schools - which are having the Supervised Intership as a privileged moment to observe and understand this relation, so that we can forseen a future work together with the teacher trainers towards the development of new forms to work with the formation Didactis targeted to pupil trainees. It was within Supervised Intership, that we were challenged to give answers to both, trainers and trainees either from universities (supervisors) or the school (cooperatives) about the distance between the teaching practicum (training discourses) developed at universities in these teacher education courses, and those discourses refere to daily practicum in school fields. In this investigation, the reports of supervised pupil trainees (RES) represent an important instrument to inlight the perceptions that these future teachers have of the distance between the discourse of teaching practicum and the trainee practicum itself. This distance puts in check the question of this difficult relation between university and school in the construction of professional knowledge (Alarcão, 2001, 2010; Alarcão & Canha, 2013; Day, 2001; Cyrino & Souza Neto, 2017; Nacarato, 2016; Pimenta & Lima, 2002). Thus, this study has the following purposes: to identify the factors of the divergence between the discourse of the teacher training of Didactics and the practice of Supervised Intership itself, reported in the (RES) by the pupil trainees; to understand how they (pupil trainees) and teacher trainees, (supervisors and cooperatives) perceive the respective roles of each one in the process of training, to identify the perception of the training teachers have had of the contributes that the collaborative work between university and school, within the Supervised Intership subject, may offer to the professional development of Didactics (teaching practicum). In this study, we have discussed the epistemological fundaments of the program of teaching practicum at the public university in the state of Bahia – Brazil, from the supervised teaching practicum and the perceptions of all the people involved in the context of the program of teacher training. Regarding the empirical and methodological framework of this study, we have choosen the qualitative paradigm of investigation. The choice of data was done through documental analysis (RES – Report of the Supervised Intership) and an internal document used by the supervised teachers from the university investigated named (REC – Regulation of the Curricula Intership), semi-structure interview and focus group studies. The participants of this investigation were professors of the university who are responsible for the intership programs (supervising teachers) and, the teachers of the schools (cooperating-teachers) who receive and monitor the teaching training of interns in the schools. The information collected was treated through content analysis. The analysis of the data revealed that the teacher education discourse constructed and spread by the university investigated is based on the valuing of the theory and very little or no articulation of this theory with the practice. Thus, the prevalence of a discourse that put in highlight the academization of the teachers. The data analysis also recognize the importance of the respective roles of each professor/teacher (supervisors and cooperatives) in this process of teacher training, what makes us to conclude that both professors and teachers need to be responsible for this training based on the socialization of knowledge which each one has about teaching and that the Supervised Intership configures as a privileged moment for the development of the collaborative work. This is the type of work which may bring a lot of contributions to the formation of future teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/27679 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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