Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/27630
Title: | Escrita e TIC: práticas escolares e extraescolares no ensino básico |
Author: | Lopes, Célia da Graça |
Advisor: | Pereira, Luísa Álvares Cardoso, Inês |
Keywords: | Escrita Tecnologias de informação e comunicação Contexto escolar Contexto extraescolar Relação com a escrita |
Defense Date: | 29-Jan-2019 |
Abstract: | Com este estudo pretendeu-se investigar as práticas de escrita escolares e
extraescolares dos alunos ao longo do Ensino Básico, com e sem mediação
das TIC -Tecnologias de Informação e Comunicação - e, portanto, quais as TIC
mais utilizadas pelos alunos, fornecendo indicações para se perceber que
relação com a escrita escolar e extraescolar estão a construir e que papel as
TIC têm nessa relação.
A implicação que a relação com a escrita tem na aprendizagem e o modo
como uma relação favorável pode ser potenciada pela utilização das TIC tem
interessado ao Grupo ProTextos, sem negligenciar a dualidade
extraescolar/escolar, pois há evidências de que os jovens escrevem em
contexto extraescolar, sendo uma escrita abundante e diversificada.
Do ponto de vista metodológico desenvolveu-se um estudo descritivo que
conduziu à necessidade da realização de um inquérito nacional (survey), por
questionário on-line, a uma amostra representativa dos alunos de anos
terminais dos três ciclos do Ensino Básico, no ensino oficial, em Portugal
Continental. O questionário incidiu sobre as suas práticas de escrita escolares
e extraescolares e foi aplicado a 1588 alunos matriculados no ano letivo de
2011-2012.
A análise aponta diferenças relevantes entre os três ciclos relativamente às
práticas de escrita obrigatória e livre dos alunos, à relação que estabelecem
com a escrita e à utilização das TIC, em cada um dos contextos.
A perceção dos alunos relativamente às suas práticas de escrita e às
operações cognitivas que lhes estão associadas apontam pistas muito
relevantes para configurações didáticas mais ajustadas, mais eficazes para os
sujeitos, e mais fiéis à complexidade dos textos With this study, we aimed at investigating the school and extra-school writing practices of students attending compulsory education, with or without the mediation of the ICT - Information and Communication Technology. We wanted to understand the studentʼs relationship with writing, as well as the role the ICT plays in this relationship, trying to discover which of the ICT are the most popular among students. The implications that the relationship with writing has in learning and the way a favourable relationship can be improved by the use of the ICT has interested the ProTextos Group. They have, however, not neglected the out-ofschool/ school duality, since there is evidence that young people write outside of school in an abundant and diversified way. In what regards to the methodology, a descriptive study was developed, which led to the necessity of conducting a national survey. This was done through an on-line questionnaire to a representative sample of students, in the final years of each of the three cycles of official compulsory education in mainland Portugal. The survey focused on school and out-of-school writing practices and was answered by 1588 students enrolled in the 2011-2012 school year. The analysis points to relevant differences between the three cycles, regarding the practices of free and mandatory writing by students, the relationship they develop with writing and the use of ICT in each of these contexts – school and out of school. The studentsʼ perception regarding their own writing practices and the cognitive operations associated with them point out very relevant clues towards didactic configurations which may be more appropriate, more effective for the subjects and more in line with to the complexity of the texts |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/27630 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 24.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.