Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27570
Title: Estudo de caso sobre a perceção das políticas de responsabilidade social empresarial
Author: Cunha, Maria Ana Marcelino da
Advisor: Geraldo, Teresa
Keywords: Responsabilidade social empresarial
Empresas
Setor privado
Políticas responsabilidade social
Setor público
Políticas públicas
Estado social
Defense Date: 2019
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise das Políticas de Responsabilidade Social no contexto de uma empresa da região centro. Com base neste estudo, procura-se compreender quais os objetivos da empresa em definir estas políticas e como é que estas são percecionadas pelos seus trabalhadores. Procura-se analisar, de modo particular, se a definição destas políticas está associada ao reconhecimento de falhas nas políticas de proteção do Estado e tentativas de as superar por parte das entidades privadas com fins lucrativos. Atualmente a Responsabilidade Social constitui uma das estratégias das empresas e organizações, tanto a nível interno, através das relações que estabelecem com os seus colaboradores, como também a nível externo com recurso à sua interação com a sociedade, a comunidade local e todos os interessados em redor da organização – stakeholders. No caso da empresa em análise, diversas iniciativas têm vindo a ser desenvolvidas enquadradas no âmbito da Responsabilidade Social. O objetivo deste estudo foi o de tentar compreender que conhecimento possuem os trabalhadores destas iniciativas e como as interpretam. Para analisar o tema foi aplicado um questionário, com administração direta, a 116 colaboradores da Empresa QuimiAveiro, dos quais se obtiveram 68 respostas. Após a recolha dos dados procedeu-se a uma análise estatística descritiva das principais variáveis. Com base nesta análise foi possível concluir que os colaboradores estão familiarizados com o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), tal como é entendido pela União Europeia (UE) e reconhecem as políticas de RSE praticadas pela sua organização, atribuindo maior importância às políticas com impacto no seu agregado familiar. Por fim, concluiu-se que os respondentes reconhecem o Estado como principal criador de bem-estar na sociedade.
This paper presents an analysis of Social Responsibility Policies within a company that operates in the central region. Based on this study, it is sought to understand the company’s objectives in defining these policies and how they are perceived by their employees. The main purpose is to analyze, whether the definition of these policies is associated with the recognition of failures in State policies and attempts to overcome the Private Sector. Nowadays, Social Responsibility is one of the strategies used by companies and organizations, both internally, through the relationships they establish with their employees, as well as externally through their interaction with society, the local community and all those interested in around the organization – stakeholders. Concerning this study case, several initiatives have been developed within the scope of Social Responsibility. The objective of this study was to try to understand how far workers recognize these initiatives and how they perceive them. In order to study this topic, it was directly administered a questionnaire to 116 employees of the QuimiAveiro company, of which 68 responses were obtained. After the data collection, a descriptive statistical analysis of the main variables was performed. Based on this analysis it was possible to conclude that the employees are familiar with the concept of Corporate Social Responsibility (CSR), as understood by the European Union (EU), and recognize the CSR policies practiced by their organization, placing greater importance on policies that affect their household. Finally, it was concluded that the respondents recognize the State as the main welfare creator in society.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27570
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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