Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27536
Title: Projeto de habitáculo inclusivo e modular para estudantes universitários
Author: Leite, Steeven Faria
Advisor: Correia, Mónica
Noronha, Eduardo Jorge Henriques
Keywords: Habitação individual modular
Estudante universitário
Construção bioclimática
Defense Date: 7-Jun-2019
Abstract: Nos últimos 15 anos, os alunos que ingressam no ensino superior têm vindo a aumentar progressivamente. Neste momento, 32,5% dos estudantes prosseguem os seus estudos académicos universitários. Este crescimento tem como consequência o aumento de alunos deslocados, os quais procuram alojamento capaz de suprir as suas necessidades com custos comportáveis. A oferta, por parte das instituições está longe de equivaler à procura, pelo que o estudante recorre frequentemente à oferta de alojamento junto de agentes privados que, com a limitada oferta no mercado imobiliário de arrendamento, exploram os orçamentos das famílias. O projeto de habitáculo inclusivo e modular para estudantes universitários abordado surge no âmbito do estudo dessa problemática. Desse modo, o desenho do módulo desenvolve-se e evolui pela interpretação desse cenário e em complementaridade de intervenção pelas disciplinas do Design e da Engenharia, conscientes da especificidade que um projeto dirigido a uma comunidade académica, pensante, industrial-revolucionária, integradora-universal exige. A abordagem passa pela investigação do modus vivendi do estudante, de forma a dotar o espaço das condições de conforto necessárias à utilização diária desse espaço pelos seus utilizadores. A pertinência da eficiência energética e sustentabilidade alia-se à construção bioclimática no sentido de diminuir custos de operação e manutenção ao longo do ciclo do produto. Na presente dissertação encontra-se desenvolvida, uma análise do estado de arte, estudo do perfil do utilizador e o projeto de desenvolvimento, considerando uma matriz de universalidade de uso, bem com uma proposta final para a prospeção do desenvolvimento integral da habitação
In the last 15 years, the number of students entering higher education has been increasing steadily. Presently, 32.5% of students continue their academic studies. This growth has resulted in the increase of the number of displaced students who look for accommodation capable of suppressing their needs at affordable costs. The supply granted by institutions is far from meeting the demand, therefore students often resort to looking for accommodation next to private agents who, on account of the low supply of the rental property market, exploit the families’ budgets. The universal modular housing covered here arises in the context of the research of this issue. To such degree, product design is taken to effect based on a broad contextualization, in a dialog between Engineering and Design, aiming for a communication with an academia that is known to be a thinking agent, that is also industrial and revolutionary and must be a space prepared to universally integrate all students. The approach is, therefore, to investigate the modus vivendi of the student, as to provide the module user the appropriate comfort. The relevance of the energy efficiency and sustainability is allied to the bioclimatic construction in order to decrease costs of operation and maintenance throughout the product life cycle. In the present dissertation, a state of the art, a user study and a development project are integrated, in an evolution reflected in the universal adaptability intended, as well as a final proposal for the prospect of the integral development of housing
URI: http://hdl.handle.net/10773/27536
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf5.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.