Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castropt_PT
dc.contributor.authorMaseda García, Helenapt_PT
dc.date.accessioned2020-02-06T15:09:56Z-
dc.date.available2020-02-06T15:09:56Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/27531-
dc.description.abstractElise Hall foi uma das primeiras saxofonistas na história do saxofone. Uma recomendação médica e as suas inquietudes pessoais fizeram com que se iniciasse no estudo deste jovem instrumento. Após comprovar a situação do escasso repertorio que tinha o saxofone, propôs-se a ampliá-lo fazendo um grande número de encommendas a diferentes compositores da época, entre os quais podemos assinalar Claude Debussy, Florent Schmitt, Vincent d’Indy ou André Caplet. Para atingir os seus objetivos, Elise Hall teve que superar várias dificuldades, não só profissionais, mas também críticas à sua pessoa pelo facto de ser mulher. Depois de realizar uma pesquisa para a recolha das peças, contactamos com The New England Conservatory (Boston) e conseguimos as partituras de um grande número de peças encomendadas por Hall. A seguir, realizamos uma análise do uso do saxofone procurando características comuns num número representativo de peças, baseando-nos nomeadamente nas características do impresionismo expostas na enciclopédia The New Grove. Com o desenvolvimento deste trabalho poderemos ver se as peças encomendadas tinham o objetivo de apresentar o saxofone como um instrumento solista ou se na realidade Hall só pretendía atribuir-lhe certa presença com a finalidade de dar a conhecer este instrumento a um público maior, incluindo os compositores. Por outro lado, durante a análise das peças pudemos comprovar que muitas delas foram adaptadas posteriormente para outros instrumentos. Em contraposição a este fato, decidimos investigar sobre um dos compositores para saxofone mais reconhecidos, que além disso, realizou uma adaptação de uma das peças encomendadas por Elise Hall: Christian Lauba, cujas peças são criadas exclusivamente para o saxofone, sendo impossível a sua execução noutro instrumento distinto. Desta maneira, poderemos observar a grande evolução do tratamento dado por parte dos compositores ao mesmo instrumento ao longo da históriapt_PT
dc.description.abstractElise Hall (1853-1924) was one of the first saxophonists in the history of the saxophone. A medical recommendation and her personal interests made her start studying this young instrument. After checking the situation of the repertoire of the moment, she proposed herself to broaden it ordering a wide number of pieces to different composers of that age, like Claude Debussy, FLorent Schmitt, Vincent d`Indy or Andre Caplet. To reach her targets Elise Hall got through several difficulties, not only professionals but also critics to herself just for the fact of being a woman. After doing research for collecting all the pieces, we contacted The New England Conservatory of Music (Boston) and we got the scores from a large number of pieces that had been ordered by Hall. After that, we analyzed the use of the saxophone in order to find some common characteristics using a representative number of pieces, based on musical characteristics of the impressionism that appear in the New Grove. Along this work, we will see if the purpose of the pieces was to present the saxophone as a soloist instrument, or if Elise Hall just wanted to present the instrument to the public in order to make it better known to the audience, and to composers as well. On the other hand, during the analysis of the scores we observed that a large number of them were transposed later for other instruments. In contrast to this fact, we decided to research on one of the most known composers that adapted one of the scores ordered by Elise Hall: Christian Lauba, whose scores are exclusively created for a selected instrument, being impossible its interpretation by a different one. In this way, we will be able to see the great evolution of the way the composers treated this instrument along the historypt_PT
dc.language.isospapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectElise Hallpt_PT
dc.subjectChristian Laubapt_PT
dc.subjectSaxofonept_PT
dc.subjectContributopt_PT
dc.subjectInvestigação Artísticapt_PT
dc.titleO contributo de Elise Hall (1853-1924) para o saxofone sob um olhar contemporâneopt_PT
dc.title.alternativeEl legado de Elise Hall (1853-1924) hacia el saxofón bajo una mirada contemporáneapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Músicapt_PT
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf59.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.