Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarinho, Helenapt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Angelinapt_PT
dc.contributor.authorFigueira, Maria Catarina Cruzpt_PT
dc.date.accessioned2020-02-06T14:46:03Z-
dc.date.available2020-02-06T14:46:03Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/27529-
dc.description.abstractAnsiedade na Performance Musical (APM) é a experiência de ansiedade, com sintomas afetivos, cognitivos, somáticos e comportamentais associados; perante uma situação de exposição pública da performance musical. A APM pode ter várias causas, como fatores biológicos ou experiências passadas, e tende a ser mais severa em performances com caráter avaliativo. Este trabalho pretende aferir as diferenças entre os dados fisiológicos e a autoperceção, em contexto de performance, analisando o impacto da APM em 17 instrumentistas de sopro (flauta transversal, saxofone e eufónio) estudantes na Universidade de Aveiro. Os dados fisiológicos foram recolhidos com recurso ao biofeedback, em 2 momentos distintos: antes da performance e num dia em que os músicos se sentiam relaxados. A autoperceção foi avaliada através de questionários de ansiedade-traço e ansiedade-estado, State-Trait Anxiety Inventory, Form Y – 1 e 2; e de APM, Kenny Music Performance Anxiety Inventory. Os resultados indicam disparidades entre os valores obtidos a partir da análise dos questionários e os valores obtidos com o biofeedback, sugerindo a inexistência de uma correlação entre a autoperceção e as alterações físicas no nosso corpopt_PT
dc.description.abstractMusic Performance Anxiety (MPA) is the experience of anxiety, associated with affective, cognitive, somatic and behavioral symptoms, in the context of public exposure during musical performance. It may have several causes, such as biological factors or past experiences, and it is usually more severe in evaluative performances. This study aims at assessing the differences between physiological data and self-perception, in a performance context, by analyzing the impact of MPA on 17 wind players (flute, saxophone, and euphonium) students of the University of Aveiro. Physiological data was collected using biofeedback, in 2 different moments: before a performance and on a day when the musicians felt relaxed. Self-perception was assessed using trait and state anxiety questionnaires, State-Trait Anxiety Inventory (STAI), Forms Y - 1 and 2; and an MPA questionnaire, Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI). The results indicate differences between the values obtained from the analysis of the questionnaires and those registered with biofeedback, suggesting an absence of correlation between what self-perception and physical changes in our bodypt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnsiedade na performance musicalpt_PT
dc.subjectDados fisiológicospt_PT
dc.subjectAutoperceçãopt_PT
dc.subjectBiofeedbackpt_PT
dc.titleAnsiedade na performance musical: estudo comparativo entre dados fisiológicos e autoperceçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.