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http://hdl.handle.net/10773/27526
Title: | Para um design de interação de inspiração biológica |
Author: | Maia, Pedro Nuno Bandeira |
Advisor: | Dias, Luís Nuno Coelho Stilwell, George |
Keywords: | Biomimética Design de Interação Design para a Experiência Inspiração Biológica Rituais de Sedução Taxonomia |
Defense Date: | 30-Jan-2019 |
Abstract: | Quer no Design, como na Engenharia e na Arte, a inspiração na
Natureza, no âmbito da criação humana, tem uma relevante tradição histórica
que se perde por tempos imemoriais. Nos finais do séc. XX até hoje assistiu-se
a um renovado interesse no campo do Design sobre o tema, sobretudo a partir
do trabalho de investigadores e pensadores como Janine Benyus ou Neri
Oxman. No entanto, os métodos de inspiração biológica estabelecidos no
Design, como a biomimética, focam-se sobretudo em encontrar soluções
técnicas inovadoras, não incidindo no potencial poético e estético que a
Natureza oferece para pensar a estética e sua qualificação da mediação
tecnológica.
Neste contexto, a presente tese advoga a necessidade de aprofundar a
exploração dessa relação inspiracional e metodológica entre Design e a
Natureza a partir do estudo dos comportamentos biológicos de sedução não
humanos. Defende-se que os rituais de sedução do reino animal permitem
sustentar métodos relevantes de apoio à criação e ideação em projeto de
Design, designadamente na disciplina do Design de Interação e em projetos que
se focam no design para a experiência.
Para estruturar a informação que disciplinas como a biologia e a etologia
fornecem, foi desenvolvida uma “taxonomia de comportamentos biológicos de
sedução”, interpretados segundo a perspetiva do Design, com base na
“estrutura dinâmica da experiência” de Nathan Shedroff. Essa taxonomia
desdobrou-se em métodos e ferramentas que foram testados com diferentes
grupos de alunos de Design.
Os conceitos desenvolvidos demostram que a inspiração em rituais de
sedução pode apoiar e potenciar o desenvolvimento de soluções de Design
inovadoras, bem como uma nova consciencialização sobre o potencial
inspirador da Natureza no que respeita à mediação entre humanos e a
tecnologia, assim como na mediação tecnológica entre humanos.
A inspiração da Natureza, plasmada em conceitos e abordagens
estéticas para além de soluções técnicas, pode ser facilmente encontrada em
múltiplos exemplos individualizados, de artistas e designers. O exemplo
canónico dessa relação é a obra e método de Leonardo da Vinci. No entanto,
este estudo identificou um vazio no que concerne ao leque de metodologias
especificas que o design oferece para facultar, a alunos e profissionais de
design, meios para pensar uma mediação tecnológica inspirada na Natureza. É
a este vazio que a investigação visa responder, através de um estudo que lança
as bases de um Design de Interação inspirado na Natureza Whether in Design, as in Engineering and Art, inspiration in Nature within the framework of human creation has a relevant historical tradition that is lost by immemorial time. At the end of the 20th century, until today, there was a renewed interest of Design on the subject, especially from the work of researchers and disseminators such as Janine Benyus or Neri Oxman. However, the methods of biological inspiration established in Design, such as biomimetics, focus mainly on finding innovative technical solutions, not focusing on the poetic and aesthetic potential that Nature offers to think about the aesthetic qualification of technological mediation. In this context, the present thesis advocates the need to deep in the exploration of this inspirational and methodological relationship between Design and Nature from the study of seduction biological behaviors of non-human. It is argued that the seduction rituals of the animal kingdom allow to sustain relevant methods of support for creation and ideation in Design, namely in the discipline of Interaction Design and in projects that focus on experience design. To structure the information that disciplines such as biology and ethology provide, a "taxonomy of biological behaviors of seduction" has been developed, according to Design's perspective, based on Nathan Shedroff's "dynamic structure of experience." This taxonomy was declined in methods and tools that were tested with different groups of Design students. The concepts developed show that inspiration in seduction rituals can support and foster the development of innovative Design solutions, as well as a new awareness of Nature's inspirational potential regarding the mediation between humans and technology, as well as technological mediation between humans. The aesthetic inspiration of Nature, embodied in concepts and aesthetic approaches as well as technical solutions, can be easily found in many individualized examples of artists and designers. The canonical example of this relationship is the work and method of Leonardo da Vinci. However, this study identified a gap in the range of specific methodologies that the design offers to give students and design professionals the means to think about a technology mediation inspired by Nature. It is this emptiness that this research aims to answer, with a study that lays the groundwork for a Design of Interaction inspired by Nature |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/27526 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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