Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27500
Title: Alojamento local: fatores que influenciam a escolha deste tipo de alojamento
Author: Oliveira, Cláudia José Chaves
Advisor: Eusébio, Celeste
Brandão, Filipa
Keywords: Partilha
Consumo colaborativo
Turismo
Alojamento peer-to-peer
Alojamento local
Portugal
Hóspedes
Intenções comportamentais
Defense Date: 29-Nov-2019
Abstract: Todas as noites, centenas de milhares de turistas optam por não pernoitar num alojamento tradicional de turismo, como um hotel, preferindo ficar na residência de uma pessoa desconhecida (Guttentag, Smith, Potwarka, & Havitz, 2018). Este tipo de consumo colaborativo, considerado uma das principais forças disruptivas no setor turístico (Fang et al., 2016), é conhecido universalmente como alojamento peer-to-peer. Com características semelhantes, o alojamento local em Portugal, apesar de representar uma componente cada vez mais importante do turismo português, não foi, até ao momento, alvo de uma análise sistematizada e com a profundidade que merece no que concerne o mercado da procura e as suas intenções comportamentais. Com efeito, a presente investigação procura conhecer os utilizadores do alojamento local em Portugal com base numa panóplia de fatores psicológicos, comportamentais e de avaliação, mas também os caracteriza de acordo com os fatores motivacionais para a escolha deste tipo de alojamento. Esta dissertação procura, ainda, discernir os fatores anteriormente mencionados que possam influenciar as intenções comportamentais, nomeadamente as intenções de voltar a utilizar e recomendar o alojamento local e a intenção de partilhar a sua experiência por via eletrónica. Para a concretização destes objetivos, adotou-se uma metodologia quantitativa, que consistiu na aplicação de um inquérito online, entre os meses de março e julho de 2019, a indivíduos maiores de idade que, na condição de hóspede, tenham utilizado o alojamento local em Portugal nos últimos três anos. Os dados recolhidos foram analisados a partir de análises univariadas, bivariadas e multivariadas. Os resultados desta investigação (N=262) sugerem que os utilizadores, amáveis por natureza, detêm uma intenção bastante significativa de voltar a utilizar e recomendar o alojamento local onde os benefícios económicos demonstram ser a razão primordial para a escolha deste tipo de alojamento. Além disso, constatou-se a existência de quatro segmentos homogéneos em termos de motivações para a escolha do alojamento local. Dando resposta ao objetivo essencial desta dissertação, aferiu-se que os fatores satisfação, atitude, familiaridade, valor percebido, qualidade do serviço e interação social influenciam a intenção de voltar a utilizar o alojamento local. Os fatores que demonstram influenciar a intenção de recomendar este tipo de alojamento são: atitude, satisfação, confiança, conveniência e os indivíduos residentes em Portugal. A intenção de partilhar a experiência por via eletrónica é influenciada pelas comodidades do alojamento, a qualidade do serviço, a familiaridade e a conveniência. Por fim, discutem-se as implicações da investigação para o setor do alojamento, bem como se tecem recomendações acerca de futuras investigações.
Every night, hundreds of thousands of tourists choose not to stay in a traditional tourist accommodation, such as a hotel, preferring to stay in a residence of a stranger (Guttentag, Smith, Potwarka, & Havitz, 2018). This type of collaborative consumption considered one of the major disruptive forces in the tourism sector (Fang et al., 2016), is universally known as peer-to-peer accommodation. With similar characteristics, portuguese local accommodation, althought representing an increasingly important component of portuguese tourism, has not, so far, been the subject of a systematic and depth analysis it deserves regarding the demand market and its behavioral intentions. Indeed, this research seeks to get to know the portuguese local accommodation users based on a panoply of psychological, behavioral and evaluation factors, but also to characterize them according to the motivational factors for choosing this type of accommodation. This dissertation also seeks to discern the factors mentioned above that may influence behavioral intentions, namely the intentions to reuse and recommend the portuguese local accommodation and the intention to share their experience electronically. To achieve these goals, a quantitative methodology was adopted, wich consisted of applying an online survey, between march and july 2019, to adults who, as a guest, had used the portuguese local accommodation in the last three years. The data collected were analyzed from univariate, bivariate and multivariate analyses. The results of this research (N=292) suggest that users, kind by nature, have a very significant intention to reuse and recommend the portuguese local accommodation where economic benefits prove to be the primary reason for choosing this type of accommodation. In addition, four homogeneous segments were found in terms of motivations for choosing the portuguese local accommodation. In response to the essential objective of this dissertation, it was found that the factors satisfaction, attitude, familiarity, perceived value, service quality and social interacion influence the intention to reuse the portuguese local accommodation. The factors that were shown to influence the intention to recommend this type of accommodation were: attitude, satisfaction, trust, convenience and individuals residing in Portugal. The intention to share the experience electronically was influenced by the accommodation’s amenities, service quality, familiarity and convenience. Finally, it is discussed the research implications for the hospitality sector, as well as recommendations for future research.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27500
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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