Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27456
Title: Aprendizagem da escrita através da Web 2.0: um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Author: Rosário, Elsa Maria Chaves
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Moreira, António
Keywords: Didáctica da escrita
Relação com a escrita
Tecnologias educativas
TIC
Web 2.0
Blogues educativos
Defense Date: 4-Jun-2010
Abstract: Este estudo procura compreender os efeitos de actividades de ensino e de aprendizagem auxiliadas pelas tecnologias da informação e da comunicação e orientadas para o desenvolvimento da escrita em língua materna dos alunos do Ensino Básico. A partir de um quadro teórico baseado na intersecção dos domínios da Didáctica da Escrita e da Tecnologia Educativa, desenhámos e desenvolvemos um projecto de investigação-acção que conduzimos ao longo de um ano lectivo, junto de uma turma de 7o ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, com a construção e manutenção de um blogue integrador de componentes da Web 2.0., agente promotor de colaboração e de interacção entre os elementos da comunidade de aprendizagem da escrita. Após a análise dos dados provenientes de dois questionários semi-abertos, do conteúdo do blogue e de um texto produzido pelos alunos, concluímos que se deu uma alteração positiva da relação dos alunos com a escrita e com a sua aprendizagem. Os alunos colocaram em causa representações que eram obstáculo à aprendizagem da escrita e passaram a compreender a complexidade inerente ao processo de escrita, ao mesmo tempo que tomaram consciência da escrita enquanto acto social. Para além de terem redimensionado a sua relação com a escrita, os alunos evidenciaram a noção de pertença a uma comunidade onde a escrita se constituiu projecto de aprendizagem, de expressão pessoal e de conhecimento do outro, criando diálogo entre os participantes
This study seeks to understand the effects of teaching and learning activities aided by information and communication technologies and designed to support the development of writing of middle grade students. The starting point is a theoretical framework that intersects the domains of Writing Didactics and Educational Technology. We have then designed and developed an action research project throughout a school year with a seventh grade class in a Portuguese Language course, during which a writing blog with web 2.0 components was maintained, promoting cooperation and interaction between elements of the learning community of writing. We analyzed the data we collected from two questionnaires, the blog and texts the students produced. We concluded that a positive change as occurred in the students’ relationship with writing and with the learning of writing. The students questioned beliefs about writing that were an obstacle to their learning and began to understand the complexity of the writing process, while aware of writing as a social act. In addition to having changed their relationship with writing, students showed a sense of belonging to a community where the learning project was writing, personal expression and knowledge of each other, actively pursuing dialogue among participants
URI: http://hdl.handle.net/10773/27456
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.