Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27306
Title: O livro didático digital na perspectiva de professores: Um estudo com professores do Ensino Médio de uma rede particular no Brasil
Author: Dutra, Alexander dos Santos
Fiuza, Vivian Cristina Balan
Souza, Francislê Neri de
Moreira, António
Keywords: Ensino
tecnologias digitais
livro didático digital
Issue Date: Jul-2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com as novas tendências de leitura e acesso ao conhecimento provocados pela inserção do livro didático digital (LDD) no contexto educacional, procurou-se neste estudo mostrar a importância de se ter um olhar cuidadoso na avaliação desse recurso, por meio da expectativa docente, como meio de contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, o foco inicial desse artigo concentrou-se na análise teórica baseada nos estudos internacionais recentes desenvolvidos na área digital, destacando os índices de aceitação e as dificuldades apresentadas por estudantes do Ensino superior e da Educação básica na utilização do LDD comparado ao livro didático em papel (LDP). A pesquisa mostra ainda como desenvolver um LDD baseado nas necessidades educacionais. Realizou-se também uma avaliação entre os professores de uma rede particular de ensino no Brasil sobre suas expectativas quanto ao preparo das instituições para a implantação do LDD; a perspectiva ao uso do LDD na sala de aula e ao uso do LDD pelo estudante e as expectativas do LDD em relação ao LD (livro didático) em papel, sobre a percepção diante da implantação de um LDD digital classificado como intermediário, conforme modelo CACE (Contextualização, Aprendizagem, Compartilhamento, Ensino). Os resultados mostram que são necessários estudos mais aprofundados a fim de se avaliar a efetividade do uso do LDD no contexto de sala de aula; de acompanhar as práticas dos professores e de se ouvir os estudantes envolvidos no processo, sendo esse passos, importantes para implantação de uma possível inovação tecnológica que traga efeitos pedagógicos reais.
With the new trends of reading and access to knowledge caused by the insertion of the digital textbook (DT) in the educational context, this study aimed presents the importance of having a careful look at the evaluation of this resource, through teacher expectation, as contribute to the teaching and learning process. For this, the initial focus was on the theoretical analysis based on the recent international studies developed in the digital area, highlighting the acceptance rates and the difficulties presented by students of Higher Education and Basic Education in the use of LDD compared to the paper textbook (PT). The research also presents how to develop an LDD based on educational needs. An evaluation was made among high school teachers of a particular teaching network in Brazil about their expectations regarding the preparation of institutions for the implementation of LDD; the perspective to the use of the DT in the classroom and the use of the DT by the student and the expectations of the DT in relation to the paper textbook, on the perception before the implantation of a DT classified as intermediate according to the model CACE (Contextualization, Learning, Sharing, Teaching). The results show that more in-depth studies are needed to assess the effectiveness of DT use in the context of the classroom; to follow the teachers’ practices and to listen to the students involved in the process, and these steps are important for the implementation of a possible technological innovation that brings real pedagogical effects.
Con las nuevas tendencias de lectura y acceso al conocimiento provocadas por la inserción del libro didáctico digital (LDD) en el contexto educativo, se buscó en este estudio presentar la importancia de tener una mirada cuidadosa en la evaluación de ese recurso, por medio de la expectativa docente, como medio de contribuir con el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para ello, el foco inicial de este artículo se concentró en el análisis teórico basado en los estudios internacionales recientes desarrollados en el área digital, destacando los índices de aceptación y las dificultades presentadas por alumnos de la Enseñanza superior y de la Educación básica en la utilización del LDD comparado al libro didáctico en papel (LDP). La investigación presenta también cómo desarrollar un LDD basado en las necesidades educativas. Se realizó también una evaluación entre los profesores de una red particular de enseñanza en Brasil sobre sus expectativas en cuanto a la preparación de las instituciones para la implantación del LDD; la perspectiva al uso del LDD en el aula y al uso del LDD por el alumno y las expectativas del LDD en relación al LD (libro didáctico) en el papel sobre la percepción ante la implantación de un LDD digital clasificado como intermediario conforme modelo CACE (Contextualización, Aprendizaje, Compartir, Enseñanza). Los resultados muestran que son necesarios estudios más profundos para evaluar la efectividad del uso del LDD en el contexto del aula; de acompañar las prácticas de los profesores y de oír a los alumnos involucrados en el proceso, siendo estos pasos, importantes para la implantación de una posible innovación tecnológica que trae efectos pedagógicos reales.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/27306
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11100
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
054.pdf326.09 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.