Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCalil, Eduardopt_PT
dc.contributor.authorPereira, Luísa Álvarespt_PT
dc.date.accessioned2020-01-17T12:01:46Z-
dc.date.available2020-01-17T12:01:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn0002-5216pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/27303-
dc.description.abstractA aprendizagem da ortográfica constitui um processo complexo, envolvendo questões lexicais e gramaticais. Muitos estudos sobre essa aprendizagem tratam os problemas ortográficos de modo independente e separado da produção textual. Neste estudo defendemos a importância de se analisar a aprendizagem da ortografia a partir da perspectiva proposta pela Genética Textual, colocando em destaque a gênese do processo de escritura e criação textual. Apresentamos o Sistema Ramos, metodologia de investigação que registra o processo de escritura em tempo e espaço real da sala de aula. Esse Sistema oferece informações multimodais (fala, escrita, gestualidade) sobre o que alunos, em duplas, reconhecem como problemas ortográficos (PO) e os comentários espontâneos feitos quando estão escrevendo o texto. Este estudo analisa justamente o momento em que aconteceram esses reconhecimentos e os comentários de duas alunas no 2º ano de escolaridade, durante a produção de seis histórias inventadas. Mais do que uma análise quantitativa dos tipos de PO identificados no produto, apresentamos uma análise enunciativa e microgenética de reconhecimentos de PO e seus comentários, particularmente aqueles PO antecipados pelas escreventes. Os resultados indicam: i. Reconhecimentos ensejam comentários nem sempre relacionados ao PO identificado; ii. Reconhecimentos e comentários estão relacionados aos conteúdos ortográficos ensinados em sala de aula; iii. Alguns PO reconhecidos envolvem a articulação de diferentes níveis linguísticos. Esses aspectos podem contribuir para a compreensão da aprendizagem da ortografia em situações didáticas propiciadas pela escrita colaborativa a dois.pt_PT
dc.description.abstractThe acquisition of spelling competence is a complex process, involving lexical and grammatical questions. Research, however, almost always places the spelling from an autonomous point of view and disconnected from the other components of writing. In this text, we present the relevance of the Ramos System that captures students in an ecological situation of text production in pairs, allowing access to the processes for solving orthographic problems. Collaborative writing also grants access to comments made by students during the process of textual linearization. Our study focuses on the recognition of spelling problems (SP) and the comments made regarding such problems by two 2nd grade students during the production of six invented stories. More than a quantitative analysis of the types of SP identified in the product, we were interested in making a qualitative and fine analysis of oral recognitions of SP, particularly those SP anticipated by the writers. Our results indicate that: i. Recognition motivates comments that are not always related to the identified SP; ii. Recognition and comments are related to the orthographic contents taught in the classroom; iii. Some of the recognized SP involve the articulation between different linguistic levels. These aspects can contribute for the comprehension of orthographic learning in didactic situations provided by collaborative writing.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhopt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147398/PTpt_PT
dc.relationCNPq (processo 304050/2015-6)pt_PT
dc.relationFAPEAL (processo 60030 479/2016)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.subjectProdução textualpt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectRasurapt_PT
dc.subjectMetalinguísticopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEscrita colaborativapt_PT
dc.titleReconhecimento antecipado de problemas ortográficos em escreventes novatos: quando e como acontecempt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage91pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage123pt_PT
degois.publication.titleAlfa: Revista de Linguísticapt_PT
degois.publication.volume62pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942018000100091&lng=pt&tlng=ptpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1981-5794-1804-5pt_PT
dc.identifier.essn1981-5794pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
070.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.