Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27271
Title: Dimensões e fatores de internacionalização de destinos turísticos: um modelo sistémico
Author: Mira, Maria do Rosário Campos
Advisor: Breda, Zélia
Mónico, Lisete dos Santos Mendes
Keywords: Sistema turístico
Destinos
Internacionalização
Fatores
DMO
Modelo sistémico
Defense Date: 22-Nov-2018
Abstract: O objetivo deste trabalho é definir as dimensões e os fatores de internacionalização dos destinos. O percurso efetuado permitiu construir um modelo explicativo deste processo, que se confirmou do ponto de vista teórico e se validou empiricamente. Este modelo emerge da relação entre a teoria e os dados empíricos, numa tentativa de entender a realidade e de agir sobre ela, no qual conceitos e medidas se assumem como os intermediários da produção do conhecimento científico. Este aparenta ser, em simultâneo, suficientemente próximo da realidade, pelo que se considera um estudo descritivo, e suficientemente distante para possuir algum poder normativo. Realizou-se um estudo qualitativo para desenvolver o modelo concetual, apoiado numa revisão sistemática da literatura, cuja informação foi recolhida através da técnica de amostragem não probabilística “bola de neve”. Efetuaram-se 96 pesquisas que conduziram à identificação de 76 documentos. A aplicação dos diferentes critérios de seleção a estes 76 documentos levou à retenção de 36 artigos que se enquadram, predominantemente, nos domínios da economia e da geografia do turismo. Os dados foram tratados com recurso ao programa informático NVivo 10.0, tendo-se extraído as dimensões e os fatores de internacionalização dos destinos, os quais suportam o estudo empírico. Conhecer as perceções sobre internacionalização de destinos de todas as entidades portuguesas sem fins lucrativos, com responsabilidades em diferentes áreas do turismo e do desenvolvimento local ou regional, dos setores públicos e privados originou a construção de um questionário (QIDT), organizado em cinco escalas, que visam medir o mapeamento dos destinos, a competitividade dos destinos e do produto, o modelo de governança dos destinos e a função das DMO neste sistema. Este questionário foi construído numa plataforma informática e enviado por correio eletrónico a 470 entidades, tendo-se recolhido 179 questionários, que correspondem a uma taxa de resposta de 38%, sendo o total de respostas válidas de 147 (82.12% do total de respostas). Foram realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias a cada uma das cinco escalas do questionário, recorrendo ao software SPSS 24.0 e AMOS 22.0. Os resultados confirmam que o modelo explicativo de internacionalização de destinos é constituído por quatro dimensões (território, produto, governança e DMO), sendo cada uma explicada por diversos fatores, no total de 11. Nos fatores territoriais incluem-se ‘recursos’ e ‘atividade económica’. Os fatores de competitividade do produto são: ‘inovação’, ‘diferenciação’, ‘gestão de pessoas’, ‘recursos tecnológicos’ e ‘empreendedorismo. O modelo de governança implica os fatores ‘colaboração’ e ‘redes’. A função das DMO é definida pelos fatores ‘função integradora’ e ‘promoção do destino’. As quatro dimensões e os fatores a elas associados constituem o modelo de internacionalização de destinos proposto nesta tese. As inter-relações entre estes diferentes componentes realçam a dimensão sistémica deste processo.
This thesis aims to define the dimensions and factors implied in the internationalization of tourism destinations. The study that was undertaken led to the construction of an explanatory model, that was afterwards confirmed both theoretically and empirically. The referred model arose from the connection established between the theory and the empirical data, two dimensions which were crossed in attempt to decipher the reality and act upon it. In this process of creating scientific knowledge, the different measurements and concepts adopt the role of intermediates. On one hand, this research is simultaneously very close to reality, which allows it to be considered descriptive, while, on the other hand, it is also different enough to have normative relevance. The conceptual model was created based on a qualitative study supported by a systematic literature review, with documents being was collected using the “snowball” non-probabilistic sampling technique. 96 searches were undertaken and resulted in the identification of 76 documents. After applying the selection criteria only 36 of the 76 papers were analysed, fitting both in the tourism economics and tourism geography domains. The collected data was analysed using the software NVivo 10.0 which allowed to extract the destinations’ internationalization dimensions and factors to support the empirical study. After knowing how the internationalization of destinations is perceived by non-profitable public or private portuguese organizations, which operate in different tourism segments or on the local or regional development, led to the construction of a questionaire (QIDT), organized in five scales, desined to measure: destinations mapping, the competitiveness of destinations and of tourism products, the destinations’ governance model and what is the DMO role within this system. The questionaire was built in an eletronic platform and was sent to 470 entities, 179 of which answered, representing a response rate of 38%. A total of 147 valid answers was collected (82.12% of the total of questionaires answered). Using SPSS 24.0 and AMOS 22.0, exploratory and validatory analyses were undertaken to each of the five scales of the questionaire. The results obtained confirm that the internationalization of destinations explanatory model is composed by four dimensions (territory, product, governance and DMO). Each one of them is explained by a range of factors, 11 in total. The territorial factors include: ‘resources’ and ‘economic activity’. The product competitiveness factors are: ‘innovation’, ‘differentiation’, ‘human resources management’, ‘technological resources’ and ‘entrepreneurship’. The governance model is structured around two factors: ‘cooperation’ and ‘networks’. The DMO’s role is defined by the factors ‘integrative function’ and ‘destination marketing’. These four dimensions and their respective factors form the destinations internationalization model proposed in this thesis. The connections between the different components enhance the systemic dimension of this process.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27271
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Rosário Mira Novembro 2018.pdf7.69 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.