Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/27269
Título: A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
Autor: Mendes, Beatriz Gonçalves
Orientador: Breda, Zélia
Palavras-chave: Atratividade de um destino
Centro de Portugal
Perfil do turista chinês
Turismo emissor chinês
Data de Defesa: 31-Ago-2018
Resumo: O turismo é um setor de reconhecida importância económica a nível mundial, contribuindo para o desenvolvimento de diversos países. Em Portugal, este setor é igualmente relevante, tanto a nível económico como estratégico, devido à sua capacidade para criar riqueza e gerar postos de trabalho. No entanto, verificam-se assimetrias regionais, existindo destinos onde o nível de desenvolvimento do setor se encontra aquém do seu potencial turístico. De modo a acabar com estas assimetrias é necessário apostar nessas regiões e desenvolver estratégias que tenham como objetivo a sua promoção e a atração de visitantes. Essa necessidade aliada ao crescimento acelerado do turismo emissor chinês são as principais razões que levam ao desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo a análise do potencial da região Centro de Portugal para a atração do mercado chinês. A metodologia utilizada passa pela recolha de dados primários através de inquéritos por entrevista a entidades responsáveis pelo turismo na região Centro de Portugal e pela recolha de dados secundários para a apresentação do território em estudo e através da pesquisa de comentários em websites chineses de viagens para conhecer a perceção que o turista chinês tem da região. Os resultados obtidos permitem concluir que a região Centro de Portugal se tem vindo a desenvolver ao longo dos tempos, a nível de capacitação e oferta turística o que possibilita que esteja cada vez mais preparada para fazer face às exigências que a atração deste turista requere. Além disso, possui uma série de caraterísticas valorizadas pelo turista chinês que juntamente com as estratégias desenvolvidas pelas entidades de gestão do destino contribuirão para a atração de cada vez mais turistas chineses
Tourism is a sector of worldwide know economic importance, contributing to the development of several countries. In Portugal, this sector is equally relevant, both economically and strategically, due to its ability to create wealth and jobs. There are, however regional asymmetries, with destinations where the level of development is below its touristic potential. In order to end these asymmetries it is necessary to invest on these regions and develop strategies that aim to promote and attract visitors. This necessity, coupled with the accelerated growth of chinese outbound tourism, is the main reasons that lead to the development of this work, which aims to analyze the potential of the Center of Portugal to attract the chinese market. The methodology used consists of the collection of primary data through interview surveys in the entities responsible for tourism in the Center of Portugal; the collection of secondary data for the characterization of the territory under study and through the search for comments on chinese travel websites to know the perception that the chinese tourist have of the region. The results obtained allow us to conclude that the Center of Portugal has been developing over time, in terms of tourist capacity and tourism supply, which enables it to be more prepared to meet the requirements that the attraction of this tourist requires. In addition, it has a number of features valued by the chinese tourist that together with the strategies developed by the destination management organizations will contribute to the attraction of more and more chinese tourists
URI: http://hdl.handle.net/10773/27269
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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