Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27114
Title: A motivação do professor de violino: estudo multidimensional sobre a influência das perceções face à motivação dos alunos
Author: Nogueira, Joana Maria Luciano
Advisor: Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro
Rosa, Catarina
Keywords: Motivação do professor
Perceções sobre a motivação do aluno
Teoria da autodeterminação
Contexto de ensino
Ensino de música
Ensino de violino
Defense Date: 27-Jul-2019
Abstract: O projeto de investigação apresentado nesta dissertação é constituído por dois estudos que pretenderam explorar a relação entre a motivação dos professores de violino do ensino articulado e a sua perceção sobre a motivação dos alunos. O primeiro estudo, de caráter quantitativo, teve como objetivo a caracterização multidimensional da motivação do professor e consistiu na aplicação de um inquérito a 30 professores do ensino articulado de violino na região de Aveiro (15 homens e 15 mulheres) com idades compreendidas entre os 23 e os 60 anos. O inquérito aplicado reunia um conjunto de questionários sobre satisfação no trabalho, engagement, burnout, regulação emocional, resposta ruminativa e perceção sobre a motivação dos alunos. A partir da amostra do primeiro estudo, foram selecionados dois participantes para participar numa entrevista semi-estruturada, com vista ao aprofundamento da caracterização da motivação do professor. Os resultados obtidos sugerem que os professores que percecionam os seus alunos como mais motivados são eles próprios mais intrinsecamente motivados no seu trabalho
The research project presented in this dissertation comprises two studies, which aim to explore the relationship between the levels of motivation of violin teachers in an articulated programme and their perception of their students’ motivation. The primary objective of the first study, of a quantitative nature, was the multidimensional characterisation of the teachers’ motivation and consisted of a survey involving 30 violin teachers -15 men and 15 women, aged between 23 and 60 years of age - in an articulated programme in the Aveiro region. The survey featured questions relating to job satisfaction, engagement, burnout, emotional regulation, ruminative answers and perceptions of students’ motivation. Based on the participants in the first study, two respondents were selected to participate in a semi-structured interview, in order to develop a more comprehensive understanding of teachers’ motivation. The results suggest that the teachers who perceive their students to have higher levels of motivation are intrinsically more motivated in their work
URI: http://hdl.handle.net/10773/27114
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf6.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.