Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27111
Title: Aplicação da técnica Pomodoro no estudo instrumental de música
Author: Machado, Gisela Pereira
Advisor: Correia, Jorge Salgado
Keywords: Técnica Pomodoro
Gestão de tempo
Estratégias de estudo
Flauta transversal
Defense Date: 4-Jun-2019
Abstract: A evolução e o desenvolvimento de competências musicais dos alunos depende de diferentes fatores, o estudo individual é um deles. Basta pensar que um aluno de licenciatura estuda desejavelmente 3/5h por dia e tem uma aula de contacto com o professor de 1h semanal. O trabalho que se realiza sem orientação do professor representa um papel fundamental na forma como o aluno irá progredir, sendo por isso importante que seja realizado de forma pensada e organizada. A presente dissertação propõe então a aplicação de uma técnica de gestão de tempo, Técnica Pomodoro, já utilizada noutras áreas, como forma gerir e otimizar o estudo individual. O objetivo principal foi o de verificar a aplicabilidade e funcionalidade da Técnica Pomodoro no estudo individual de instrumento. Neste sentido, foi realizada uma experiência de investigação-ação com 6 alunos de Flauta transversal da Universidade de Aveiro de diferentes anos curriculares, em que foi aplicada a Técnica Pomodoro durante três meses. Através da realização de questionários, de resposta aberta e fechada, foi possível fazer um balanço do antes e depois da implementação, assim como obter relatos/ opiniões sobre a sua relevância. Do mesmo modo, foram recolhidas informações junto dos respetivos professores, que desempenharam o papel de observadores externos (com isenção) sobre a aplicação da técnica de gestão de tempo. Pela análise dos resultados, foi possível verificar que todos os participantes consideraram a Técnica Pomodoro benéfica para o estudo, sendo útil e de fácil adaptação, sobretudo na organização das sessões de estudo, promovendo em alguns casos uma maior concentração e diminuição do número de interrupções durante o mesmo. No entanto, a técnica de gestão de tempo não se revelou eficiente para alguns dos participantes por ter uma estrutura fixa inerente à sua utilização considerada rigorosa e pouco flexível. Estudos futuros deverão ser realizados com uma duração de aplicação mais alargada e uma maior amostra de participantes de forma a obter resultados mais amplos e expressivos
The evolution and development of musical skills of students depends on different factors, individual study is one of them. Just think that an undergraduate student is supposed to study 3/5h per day and has, in average, only a 1h lesson with the teacher per week. The work that is done without the teacher’s orientation plays a fundamental role in the way the student progress, so it is important that it be carried out in a thoughtful and organized way. The present dissertation proposes the application of a technique of time management, Pomodoro Technique, already in use in other areas, as a way to manage and optimize the individual study. Therefore, an action-research experiment was carried out with 6 flute students of the University of Aveiro from different curricular years, in which the Pomodoro Technique was applied during three months. By applying questionnaires, with an open and closed response, it was possible to get data from before and after implementation, as well as to obtain reports/ opinions about its relevance. In the same way, information was collected from their respective teachers, who played the role of external observers of this experience. By analyzing the results, it was possible to verify that all the participants considered the Pomodoro Technique to be beneficial for their study, of course in the organization of the study time, being useful and easy to adapt, promoting in some cases more concentration and decrease in the number of interruptions during the same. However, the time management technique was not efficient for some of the participants because it has a fixed structure inherent to its use, which they considered too rigorous and not very flexible. Future studies should be carried out with a longer duration and a wider sample of participants in order to obtain broader and more expressive results
URI: http://hdl.handle.net/10773/27111
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf11.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.