Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/27106
Title: | Tocar com sentido(s): música na comunidade numa unidade de cuidados continuados |
Author: | Nunes, Ana Emanuel dos Santos |
Advisor: | Rodrigues, Paulo Maria |
Keywords: | Música na comunidade Música ao vivo Utentes institucionalizados Idosos Acamados Makeymakey Prática de ensino supervisionada Clarinete |
Defense Date: | 5-Jun-2019 |
Abstract: | O presente relatório descreve a componente de Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música (clarinete). Narra
primeiramente toda a experiência do projeto educativo desenvolvido com os
utentes do Centro Rainha Santa Isabel (Cáritas Diocesana de Coimbra) num
contexto de música na comunidade. Primeiramente, foram dinamizadas sessões
de música ao vivo para todos os utentes (maioritariamente idosos) tendo numa
fase posterior focado a minha intervenção a um grupo de 5 utentes com um
elevado grau de dependência, acamados e incapazes de comunicar
verbalmente. Pretendeu-se com esta investigação refletir o papel da música ao
vivo junto deste tipo de comunidades vulneráveis, nomeadamente ao nível da
estimulação e promoção de bem-estar. Por fim, descreve o período de estágio
durante o ano letivo 2018/2019 que teve lugar na Escola de Artes da Bairrada The present report describes the Supervised Teaching Practice component of the Master Degree in Music Education (clarinet). It narrates all the experience of the educative project developed with the Centro Rainha Santa Isabel’s users (Cáritas Diocesana de Coimbra) in a context of Community Music. Firstly, it was organized live music sessions for all the users (mainly elderly people) and after I focused my intervention on a group of five users with a high dependency level, bedridden and incapable of verbal communication. In this investigation, I aimed to reflect the role of live music with this type of vulnerable communities, focusing on users’ stimulation and promotion of well-being. Finally, it describes the internship period during the school year 2018/2019 that took place in Escola de Artes da Bairrada |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/27106 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 4.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.