Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27057
Title: Scratch na Infância: uma experienciação de crianças dos 4 aos 6 anos
Author: Oliveira, Ana Patrícia Silva
Advisor: Lopes, Conceição
Keywords: Comunicação
Ludicidade
Criatividade
Infância
Brincar
Participação
Autonomia
Médium
Scratch
Literacia mediática
Defense Date: 7-Feb-2019
Abstract: O trabalho que aqui se apresenta enquadra-se no projeto de âmbito mais alargado “Scratch’ando com o sapo na Infância”, integrado no labs.sapo.pt/ua. O estudo enunciado adota a metodologia de design de ludicidade coparticipativo com crianças, por se considerar como a mais adequada às finalidades do estudo que a seguir se explicitam. Deste modo, esta investigação utiliza uma diversidade de estratégias de intervenção-formação situadas num horizonte de estudos onde se conectam os campos disciplinares da ludicidade, comunicação, criatividade e pedagogia. As suas finalidades são: i) Promover o brincar social espontâneo de crianças do Jardim-de-Infância, suportado pela utilização da aplicação Scratch; ii) Tutorar e assessorar a experienciação de comunicação, ludicidade e criatividade das crianças alvo do projeto com os tutoriais em Scratch e para Scratch disponibilizados no portal kids.sapo.pt; iii) Fomentar a participação e a metacomunicação das crianças na experienciação; iv) Recolher as orientações das crianças, educadores e pais acerca da aplicação Scratch, nomeadamente sobre a estrutura, conteúdos e efeitos da programação e tutoriais; v) Contribuir com os resultados da experienciação das crianças para a melhoria da programação Scratch direcionando-a, também, para a infância; vi) Apoiar a formação dos educadores de infância para integrarem, nas suas orientações curriculares, o recurso à aplicação Scratch; vii) Promover a experienciação dos pais das crianças com a aplicação Scratch; viii) Promover, junto dos pais e educadores o debate sobre a literacia do século XXI e a utilização das Novas Tecnologias. A investigação e intervenção, como inicialmente se referiu, estão inseridas no projeto “Scratch’ando com o sapo na infância” dirigido por Conceição Lopes e desenvolvido em parceria com o labs.sapo.pt/ua. As sessões de intervenção-formação-experienciação Scratch com os grupos de sujeitos-alvo do projeto (crianças, educadores e pais) ocorrem em contexto de vida real, na Cooperativa A Torre, sediada em Lisboa.
The current report is part of the wider project “Scratch’ando com o sapo na infância”, which is integrated into labs.sapo.pt/ua. This study adopts the methodology of the co-participatory ludicity design with children, because it is considered as the most suitable to the study’s aims, which are following explained. This research also uses a variety of intervention-training strategies placed in the studies’ horizon where is established the connection between the disciplinary fields of ludicity, communication, creativity, and pedagogy. The main aims of this study are: i) Promote spontaneous social playing of kindergarten children through the use of Scratch application; ii) Guide and support the experiencing of communication, creativity and ludicity of project target children with tutorials in and for Scratch available on the website kids.sapo.pt; iii) Encourage the participation and metacommunication of children in the experiencing; iv) Collect the children’s, educators’ and parents’ guidelines about Scratch, particularly in relation to the structure, contents and effects concerning the programming language and tutorials; v) Contribute with the outcomes of children experiencing to the Scratch programming improvement, aiming it towards children; vi) Support the training of kindergarten teachers in order to integrate in their curriculum guidelines the use of Scratch; vii) Encourage the parents’ experiencing with Scratch application; viii) Promote among parents and educators the discussion on the literacy in 21st century and the use of New Technologies. The investigation and intervention as initially stated are part of the project “Scratch’ando com o sapo na infância” directed by Conceição Lopes and developed in partnership with labs.sapo.pt/ua. The Scratch intervention-training-experiencing sessions with the project target groups (children, teachers and parents) occur in real life context and take place in the Cooperativa A Torre located in Lisbon.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27057
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf11.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.