Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2695
Title: Aprender geologia de Portugal com as rochas do campus da Universidade
Author: Silva, Clara Edite Marques e Vinhas da
Advisor: Aguado, Beatriz Valle
Azevedo, Maria do Rosário
Keywords: Ensino das ciências da terra
Geologia
Universidade de Aveiro
Rochas ornamentais
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho envolveu a concepção e elaboração de um projecto de divulgação científica intitulado: “Aprender Geologia de Portugal com as rochas do Campus da Universidade”. Envolve um itinerário a pé através dos diferentes edifícios e espaços abertos da Universidade, com nove paragens em pontos previamente seleccionados. Nestas paragens, os participantes poderão observar os vários tipos de rochas usados na construção e decoração do Campus. Durante a visita, discutir-se-á a geologia, a petrografia e o conteúdo fossilífero das rochas ornamentais e será fornecida alguma informação sobre a sua proveniência e enquadramento geotectónico. O principal objectivo deste projecto é aumentar o interesse do público, em geral, e dos jovens estudantes, em particular, no estudo da Geologia e mostrar a relevância dos sistemas geológicos na vida quotidiana. Deste modo, esperase que a sua implementação contribua para despertar a curiosidade acerca do mundo natural e motivar para a aprendizagem científica, num ambiente de educação não formal, que complemente a abordagem formal de sala de aula. O desenvolvimento deste projecto incluiu várias etapas. A primeira centrou-se na definição do tema, objectivos, público-alvo e itinerário da visita. Envolveu ainda o levantamento geológico e fotográfico das rochas ornamentais do Campus, a selecção das melhores paragens e a colheita de amostras. Seguiuse uma fase de recolha bibliográfica, de caracterização macro e microscópica das rochas amostradas e de trabalho de campo (visitas a pedreiras e afloramentos). Na última fase, elaboraram-se os textos, prepararam-se os materiais ilustrativos (figuras, esquemas, mapas, fotografias) e criou-se o guião final da saída. A dissertação está organizada em três grandes capítulos. No primeiro capítulo, são apresentados os objectivos do trabalho, o seu enquadramento didáctico e a metodologia seguida. No capítulo II, é feita uma síntese bibliográfica dos principais aspectos da Geologia de Portugal. O Capítulo III inclui o guião final da visita, com a descrição pormenorizada das diferentes paragens que a integram. ABSTRACT: The present work involved the conceptual development, planning and design of a science outreach project entitled “Learning Geology of Portugal with the rocks from the Campus of the University”. It consists of a walking itinerary through several buildings and open spaces of the University, with nine selected stops. In these stops, the participants can observe the different rock types used in the construction and decoration of the Campus. On the walk, the geology, petrography and fossil content of the building stones will be discussed and some information on the quarry provenance and geotectonic setting will be provided. The main objective of this project is to increase the interest of the public, in general, and young students, in particular, in the study of Geology and to show the relevance of geological and earth systems science to everyday life. As such, it is expected that the geologic tour around the Campus contributes to enhance the curiosity for natural sciences and to motivate for scientific learning, in a non-formal educational setting, that complements the formal approach given inside the classroom. The project was developed in three main stages. The first stage was focused in the definition of the topic, objectives, target audiences and itinerary of the tour. It also included a geologic survey through the Campus, the selection of the best stops, sampling and photography collection. The second stage was devoted to bibliographic research, macroscopic and microscopic characterization of the ornamental rocks and field work (visits to quarries and outcrops). The last stage involved the preparation of easily readable texts and illustrative materials (figures, maps, schemes, photographs) as well as the elaboration of the final guide for the visit. The thesis is organized in three chapters. The main objectives of the work and the adopted methodology are presented in the first chapter. Chapter II provides a literature review of the main aspects of the Geology of Portugal. Finally, Chapter III includes the guide of the geologic tour with a detailed description of the different stops.
Description: Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/2695
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DGeo - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007001316.pdf45.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.