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Título: A transição da educação pré-escolar para o ensino obrigatório: o papel do espaço exterior
Autor: Gomes, Ana Filipa Saraiva
Orientador: Figueiredo, Aida
Palavras-chave: Transição
Educação pré-escolar
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Espaço exterior
Comportamento social
Data de Defesa: 21-Dez-2018
Resumo: O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende compreender de que modo é percecionada a transição da EPE para o 1.º CEB, por parte de educadoras, professoras e crianças, e qual é o papel do espaço exterior neste processo de transição. Este estudo, inclui dez crianças – seis da EPE e quatro do 1.º ciclo – e sete docentes – duas educadoras e cinco do 1.º ciclo e teve como referencial teórico alguns documentos oficiais, designadamente as OCEPE. Decorreu em duas fases cronológicas compreendendo cada uma três momentos: 1) observação das crianças, descrição dos contextos e seleção dos participantes; 2) observação dos participantes nos espaços exteriores dos contextos educativos; 3) entrevistas às crianças e às docentes. No que respeita à recolha de dados recorremos a técnicas e instrumentos como: entrevistas semiestruturadas, observação participante e inquérito por questionário. Para a análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo, com recurso ao software webQDA. Os resultados mostraram que as crianças do 1.º CEB sentem falta do jogo livre e de explorarem espaços amplos. Por outro lado, as crianças da EPE têm uma noção muito rígida do que irão fazer no 1º CEB. O projeto educativo e o programa curricular, de grosso modo, não colocam a ênfase no processo de transição limitando a ação dos docentes no que concerne à realização de mais atividades conjuntas. Os resultados permitiram ainda observar diferenças bastante acentuadas ao nível do espaço exterior nos dois contextos observados, verificando-se que os espaços exteriores não são devidamente explorados, sendo apontados vários constrangimentos na sua rentabilização
The present report is integrated in the Supervised Pedagogical Practice subject in the Master’s Degree in Pre-School and Primary School Education program. The main goal is to understand how is perceived the transition process between the Pre-School and Primary School, teachers and children, and what is the role of the outdoor space in this transition process. This study, includes ten children – six of them from Pre-school and four of them from Primary school – and seven teachers – two Pre-school teachers and five other teachers of the Primary School and it had as theoretical framework official documents, as the Curricular Guidelines for Pre-school. It took place in two different timelines, each one in 3 moments: 1) observation of children, description of the contexts and the selection of participants; 2) observation of participants in outdoor spaces of educational contexts; 3) interviews with the children and teachers. Concerning the data collection, we use different techniques and instruments as: semi-structured interviews, participant observation and survey by questionnaire. For the analysis of the data we selected content analysis, using the webQDA software. The results show that the children from Primary School feel a lack of movement and using their creativity. In the other hand, the children from pre-School have a strict impression about the Primary School. The Educational Project and the Curricular Program don’t show the emphasis in the transition process. This fact seems to limit the teacher’s activities/behaviours in the transition process. The results also pointed pronounced differences in the use of outer space in both contexts observed. It was possible to register that the outside spaces are not properly exploited, being singled out several constraints on its profitability
URI: http://hdl.handle.net/10773/26942
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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