Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26903
Title: Contribuição para um guia de campo ilustrado dos fetos e plantas afins do Município de Uíge (Angola)
Other Titles: Contribution for an illustrated field guide of the ferns and fern allies of the Uíge Municipality (Angola)
Author: Mezonda, Casimiro Paulo João
Advisor: Silva, Maria Helena Abreu
Silveira, Paulo
Keywords: Chave dicotómica ilustrada
Ciclo de vida ilustrado
Fichas descritivas ilustradas
BRAHMS
Checklist
Defense Date: 2019
Abstract: O Ensino da Botânica, com recurso a ferramentas de identificação de plantas como, por exemplo, guias de campo, é uma das lacunas em termos de ensino-aprendizagem e um dos objetivos a alcançar no Programa da Disciplina de Plantas Superiores da Licenciatura em Ensino da Biologia do ISCED (Uíge). Com o objetivo de colmatar esta lacuna do ensino-aprendizagem do ISCED (Uíge), o presente estudo consistiu na elaboração de conteúdos para um guia de campo ilustrado de fetos e plantas afins, familiarizando os estudantes, professores, investigadores, entre outros públicos, com estas plantas, em particular com as que ocorrem naturalmente na região de Uíge. Teve como ponto de partida a colheita de material biológico, seguida de herborização dos espécimes, montagem e identificação dos mesmos. Para elaboração das etiquetas, recorreu-se à base de dados BRAHMS, ferramenta que permitiu o armazenamento e gestão dos dados das coleções botânicas. Foram, também, elaboradas chaves dicotómicas ilustradas (para géneros e espécies), fichas descritivas ilustradas, ciclo de vida ilustrado (guia de campo) e checklist dos fetos e plantas afins da região de Uíge. Como resultado deste estudo, foram colhidos 61 espécimes. Destes, foi apenas possível identificar 55 espécimes (90,16%), resultando em 19 taxa, pertencendo a 15 géneros e 9 famílias e 2 taxa não colhidos mas que são mencionados na região com base na consulta bibliográfica. Destes, 16 taxa (84,21%) são registos novos para a região do Uíge e 1 taxon (Sphaerostephanos unitus (L.) Holtt.) é registo novo para Angola, incluídos em 12 géneros e 7 famílias.
The Teaching of Botany, using plant identification tools such as field guides, is one of the shortcomings in terms of teaching and learning and one of the objectives to be achieved in the Program of the Discipline of Higher Plants of the Degree in Teaching of Biology of ISCED (Uíge). In order to fill this gap in teaching and learning of ISCED (Uíge), the present study consisted in the elaboration of contents for an illustrated field guide of ferns and related plants, familiarizing students, teachers, researchers and other public with these plants, in particular with those occurring naturally in the Uíge region. The starting point was the collection of biological material, followed by herborization of the specimens, mounting and identification of the same. For the elaboration of the labels, we used the BRAHMS database, a tool that allowed the storage and management of the data of the botanical collections. Dichotomous keys (for genera and species), illustrated descriptive sheets, illustrated life cycle (field guide) and checklist of the ferns and related plants of the Uíge region were also elaborated. As a result of this study, 61 specimens were collected. Of these, it was only possible to identify 55 specimens (corresponding 90.16%), resulting in 19 taxa, belonging to 15 genera and 9 families and 2 taxa not harvested but that are mentioned in the region based on bibliographical records. Of these, 16 (84.21%) are new records for the region of Uíge and 1 (Sphaerostephanos unitus (L.) Holtt.) is a new record for Angola, included in 12 genera and 7 families.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26903
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mezonda, Casimiro Paulo João.pdf7.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.