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http://hdl.handle.net/10773/26876
Title: | Implementação de ações de melhoria numa linha de produção de embalagens metálicas |
Author: | Bugalho, Gonçalo Salgueiro Figueiredo Fialho |
Advisor: | Xambre, Ana Raquel |
Keywords: | OEE Sucata Custos de não qualidade Lean Melhoria Contínua |
Defense Date: | 2019 |
Abstract: | A atual complexidade e crescente competitividade no mercado, a concorrência
entre empresas e a exigência, dos clientes, por produtos mais baratos, com
maior qualidade e diversidade obrigam as organizações a optar por estratégias
diferenciadas da sua concorrência. A melhoria contínua torna-se, assim, uma
ferramenta indispensável em todos os processos de maneira obter vantagem
competitiva, melhorando produtividade e reduzindo desperdícios.
O presente relatório descreve um projeto decorrido em ambiente empresarial,
no departamento de melhoria contínua, com o objetivo de aumentar a
eficiência de uma linha de produção de embalagens metálicas. Para o fazer
foram escolhidos três indicadores, a serem medidos e melhorados: o OEE, a
percentagem de sucata gerada e os custos de não qualidade resultantes de
reclamações por parte dos clientes.
O projeto iniciou-se com a recolha de dados, começando por dividir o indicador
OEE nos três fatores que o constituem (desempenho, disponibilidade e
qualidade) e analisando-os. Foi possível verificar que a disponibilidade era o
fator mais crítico e, assim, foram analisadas as paragens na linha de maneira a
perceber quais os equipamentos responsáveis pelos valores apresentados.
Foram também analisados os equipamentos responsáveis pela geração de
sucata e pelos custos de não qualidade, no ano de 2018, de forma a atuar
sobre eles da melhor maneira possível, impedindo que os valores se
repetissem.
Na passagem à fase de análise de resultados e implementação de ações, foi
dada prioridade à melhoria do valor apresentado pelo OEE, dado que, com as
paragens que afetam este indicador, vem a criação de sucata e possíveis
defeitos.
Com a implementação das ações definidas houve um aumento de 20,8% na
média do valor de OEE e uma redução de 19,8% na média dos valores da
sucata. Quanto aos custos de não qualidade, não houve qualquer reclamação
agregada de custo por parte dos clientes desde o início do projeto. The growing competitiveness and complexity of the current market, competition between companies and the demand, by the costumers, for cheaper products, with better quality and diversity, has led organizations to choose strategies so as to differentiate themselves from their competitors. Continuous improvement becomes, therefore, an essential tool in every process in order to obtain competitive advantages, improve productivity and reduce waste. The current report describes a project that took place in a corporate environment, in the continuous improvement division, with the objective of improving a metal packaging production line’s efficiency. In order to do that, three indicators were chosen to measure and improve: OEE, percentage of scrap and also the non-quality costs resulting from customers complaints. The project started with data collection, firstly through the division of the OEE indicator into the three elements that compose it (performance, availability and quality) and their analysis. Availability was identified as the most critical factor and, as such, the stoppages of the line were analyzed in order to understand which were the equipment responsible for the recorded values. The machines responsible for generating scrap and also the non-quality costs in 2018, were also analyzed so as to act on them in the best possible way, preventing the repetition of the recorded values. Going into to the results analysis and actions implementation phase, priority was given to the improvement of the OEE level, given that, every stop that affects this indicator, also creates scrap and leads to possible defects. With the implementation of the defined actions there was a 20,8% increase on the OEEs average value and a reduction of 19,8% on the scrap average. As for the non-quality costs, there wasn’t any costumer complaint with aggregated cost since the beginning of the project. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26876 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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