Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26874
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Filomena Rosinda de Oliveirapt_PT
dc.contributor.authorRelva, Liliana Cristina Ferreira da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2019-10-24T12:50:02Z-
dc.date.available2019-10-24T12:50:02Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26874-
dc.description.abstractOs professores deparam-se, cada vez mais, com turmas heterogéneas, o que significa um maior desafio. No entanto, também atualmente, mais do que nunca, os professores têm acesso facilitado ao conhecimento, técnicas, estratégias e materiais necessários para enfrentar esse mesmo desafio, de modo a atender à diversidade de alunos e às suas diferentes motivações e estilos de aprendizagem. Desta forma, este estudo, com características de investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido na aula de Inglês de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo Ensino Básico, teve como objetivo nuclear conhecer as perceções dos alunos acerca dos seus próprios modos de aprendizagem e sobre as atividades que são mais adequadas à sua forma de aprender. O conhecimento destas perceções constitui um importante primeiro passo para o professor poder exercer a diferenciação pedagógica na sua sala de aula. Portanto, o presente relatório de estágio assenta num estudo em que se pretendeu investigar quais as inteligências predominantes na turma, de modo a adequar o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente as atividades e recursos, a essas mesmas inteligências percecionadas quer pelos alunos, quer pela professora estagiária, através da observação e interação com os alunos em aula de Inglês. Os dados foram recolhidos através de questionários, planos individuais e desenhos das crianças e observação participante. Os dados recolhidos permitiram adaptar as estratégias, atividades e recursos didáticos aos diferentes tipos de inteligências, procurando, deste modo, respeitar as capacidades e competências individuais de cada aluno, no sentido de dar respostas diferenciadas às necessidades de aprendizagem identificadas na turmapt_PT
dc.description.abstractNowadays, more and more, teachers deal with heterogeneous classes, which means a bigger challenge. However, also at this moment, more than ever, teachers have the easy access to the knowledge, techniques, strategies and materials needed to face this challenge as a way of answering the student’s diversity and their different motivations and learning styles. Therefore, the main goal of this study with action-research characteristics, executed from an educational intervention project developed in a year four class of primary school, was to understand how the student’s perceptions about their own learning styles and which activities fit them better. The knowledge of these perceptions is an important first step so that the teacher can wield the pedagogical differentiation in his/her classroom. Consequently, this internship report offers an investigation of which intelligences prevail in the English class, to adequate the teaching process, namely activities and resources, to those same intelligences precepted either by the students or by the teacher, through the observation and interaction with the students. The data was gathered through questionnaires, individual student’s plans, children’s drawings and participant observation. The gathered data allowed to adapt the strategies, activities and didactic resources to the different types of intelligences. Trying this way to respect the abilities and individual competences of each student to give differentiated answers to the learning needs identified in the classpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectInteligências múltiplaspt_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectPlano individual do alunopt_PT
dc.subjectEnsino de Inglês no 1º CEBpt_PT
dc.titleDiferenciação pedagógica na aula de inglês no 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202231909-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf4.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.