Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26856
Title: Gestão de projeto, análise de desperdícios e otimização de um serviço
Author: Novo, João Carlos Amorim de Araújo
Advisor: Oliveira, Miguel da Silva
Keywords: Gestão de Projeto
Fornecedores
Cadeia Comunicativa
Six Sigma
DMAIC
Defense Date: Jul-2019
Abstract: No âmbito da dissertação da tese, é levado a cabo um projeto numa empresa cujo foco se concentra na gestão de projetos, análise de desperdícios e otimização. A empresa em questão tem um modelo de negócio diversificado na sua atividade empresarial. Detentora de duas marcas, uma de design e outra de produção, a empresa posiciona-se no mercado como componente mediador do processo de aquisição de mobiliário luxuoso por parte de clientes originários de diversos locais do globo. Inicialmente, no seu ramo produtivo, a empresa apresentava uma característica algo rara para a situação. Toda a sua produção era subcontratada, o que impulsionava a cadeia comunicativa da empresa como objeto de estudo e foco de todo este projeto. Recorreu-se à metodologia Six Sigma, em vertente de DMAIC, com o intuito de efetuar uma identificação concisa das causas dos problemas da cadeia comunicativa da empresa e gradualmente eliminá-los ou neutralizá-los, melhorando assim a performance global da empresa. Inesperadamente, já no decorrer deste projeto, a empresa adquiriu uma fábrica a fim de dar início à sua atividade produtiva, impondo algum ritmo de otimização na sua cadeia de negócio. Porém, dada a sua persistente recorrência a fornecedores externos após o início da sua atividade fabril, o foco deste projeto prosseguiu o seu rumo inicialmente planeado, adaptando-se minimamente ao novo cenário em que se enquadrou.
In the scope of a thesis dissertation, a project is carried out in a company where the focus stands on project management, waste analysis and optimization. The company in question takes a diversified business model in its business activity. Owning two brands, one of design and one of production, the company positions itself in the market as a mediating component of the process of purchasing luxury furniture by clients originating from various locations around the globe. Initially, in its productive branch, the company presented a somewhat rare characteristic for the situation. All its production was subcontracted, which propelled the company's communication chain as object of study and focus of this whole project. We used the Six Sigma methodology in the DMAIC area, in order to make a concise identification of the causes of the problems in the company's communication chain and gradually eliminate or neutralize them, thus improving the overall performance of the company. Unexpectedly, during the middle of this project, the company acquired a factory to start its productive activity, imposing some rhythm of optimization in its chain of business. However, given its persistent recourse to external suppliers after the beginning of its manufacturing activity, the focus of this project continued its initially planned course, adapting itself minimally to the new scenario in which it was framed.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26856
Appears in Collections:DECivil - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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