Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSzczygiel, Nina Katarzynapt_PT
dc.contributor.authorZubanova, Alinapt_PT
dc.date.accessioned2019-10-23T11:10:40Z-
dc.date.available2019-10-23T11:10:40Z-
dc.date.issued2018-11-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26855-
dc.description.abstractA internacionalização é um processo complexo e desafiante, que requer elevado investimento por parte das empresas, e, ao mesmo tempo, constitui uma grande oportunidade. As empresas podem optar por fazer este processo individualmente ou recorrer ao apoio das entidades especializadas na área. As entidades da rede institucional abrem as portas para os novos mercados e desenvolvem atividades para consolidar a marca “made in Portugal”. Na Rússia, os produtos portugueses são reconhecidos pela qualidade, mas não são conhecidos em grande escala. O presente trabalho foca-se no papel da rede institucional no processo de internacionalização no mercado russo. Pretendeu-se com o estudo identificar as vantagens para as empresas portuguesas de recorrer aos serviços das entidades da rede institucional para abordar o mercado russo e estudar as perceções sobre o processo. Os resultados sugerem que as empresas sem ou com pouca experiência de internacionalização usufruem dos serviços das entidades da rede institucional para alargar a sua rede de contactos para entrar no mercado externo. As empresas que já abordaram vários mercados e têm o know-how sobre o processo de internacionalização não recorrem às entidades para evitar a fuga de informação.pt_PT
dc.description.abstractThe internationalization is a complex and challenging process that requires significant investments. At the same time, it represents a great opportunity. Firms can carry this process out individually or resort to entities specialized in the field. Entities of the institutional network open the doors to new markets and develop activities to consolidate the “made in Portugal” brand. In Russia, Portuguese products are recognized by their quality, but are not known on a large scale. The present study focuses on the role of the institutional network in the internationalization process on the Russian market. The study aimed to identify advantages for Portuguese companies in using services of entities of the institutional network in order to approach the Russian market and to study the perceptions about the process. The results suggest that firms with any or few experiences in internationalization use services of entities of the institutional network to expand its network to enter into foreign market. Firms have already approached several markets, with know-how in the internationalization process, do not resort to entities to avoid the leakage of information.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectinternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectrede institucionalpt_PT
dc.subjectempresas portuguesaspt_PT
dc.subjectmercado russopt_PT
dc.subjectAICEPpt_PT
dc.subjectCOMPETE2020pt_PT
dc.titleO papel da rede institucional no processo de internacionalização das empresas portuguesas no mercado russopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Gestãopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zubanova, Alina.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.