Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26828
Title: Slow fashion em Portugal: uma abordagem exploratória
Author: Gomes, Yelizaveta Maznyeva
Advisor: Vale, Vera Teixeira
Ramos, Dina Maria Barreira
Keywords: Slow fashion
Fast fashion
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Defense Date: 19-Jul-2019
Abstract: A presente dissertação tem como o objetivo de compreender o conhecimento dos consumidores acerca do slow fashion em Portugal; compreender o conhecimento dos consumidores quanto aos problemas ambientais na indústria do vestuário; compreender as suas motivações e escolhas na compra do vestuário; compreender as associações quanto à roupa sustentável e slow fashion. O problema de investigação surgiu após a realização da revisão de literatura que comprova que existe ainda pouco sobre esta temática, principalmente no que toca a relação entre o slow fashion e o consumidor. Para a realização da presente investigação, recorreu-se tanto à metodologia qualitativa, como à quantitativa, sendo que a fonte de recolha de dados foi o inquérito por questionário. O mesmo foi divulgado online e entregue pessoalmente, obtendo total de respostas de 161. Na parte qualitativa, foi realizada a revisão de literatura e foram analisadas questões abertas, não estruturadas, com a ajuda do software NVivo 12. Quanto à parte quantitativa, a análise de dados foi realizada com a ajuda do software IBM SPSS Statistics 25 sendo que as respostas foram tratadas através da análise descritiva, análise de confiabilidade e análise fatorial. Após a análise de dados, foi possível concluir que ainda existe pouco conhecimento sobre os problemas ambientais por parte dos consumidores, como também acerca da temática de slow fashion; o principal fator na escolha do vestuário é o preço e/ou preço-qualidade; a associação dos valores à roupa slow fashion estão principalmente relacionados com questões ambientais.
A present dissertation aims to understand the knowledge of consumers about slow fashion in Portugal; to understand the consumer’s knowledge about environmental problems in apparel industry; to understand their motivation and choices when buying apparel; to understand associations about sustainable clothing and slow fashion. The research problem arose after literature review that show that does not exist enough information about this thematic, maninly about a relation between slow fashion and consumer. For accomplishment of the present investigation was used qualitative and quantitative methodology and the source of data collection was questionnaire survey. It was published online and delivered personally with a total of 161 of answers. In qualitative part was elaborated a literaure review and open-ended questions were analyzed with a help of NVivo 12 software. In quantitative part a data was analyzed with the help of IBM SPSS Statistics 25 and hadled through descriptive analysis, reliability analysis and factor analysis After that, it was possible to conclude that consumers do not have enough knowledge about environmental problems and about slow fashion; the main factor of choice when buying clothes is the price or price-quality; associations of the slow fashion apparel are mainly related with environmental clothes.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26828
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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