Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26791
Título: Ensino e avaliação da escrita no 2.º ciclo do ensino básico em São Tomé e Príncipe – Enquadramento para uma oficina de formação
Outros títulos: Writing teaching and assessment in Basic Education (2nd cycle) in Sao Tome and Principe – Framework for a training workshop
Autor: Gorgulho, Ana Rita
Costa, Nilza
Teixeira, Madalena
Santos, Leonor
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Produção escrita e sua avaliação
Formação contínua de professores
Conhecimento profissional docente
São Tomé e Príncipe
Cooperação para o desenvolvimento
Data: Dez-2018
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: No sentido de melhorar o sistema de ensino e de capacitar o seu corpo docente, o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe (STP) concebeu o Programa Acelerar o Desempenho Educativo (PADE 2015-2018)2, tendo definido como eixos estratégicos, entre outros, a melhoria do sistema de avaliação das aprendizagens, assim como a valorização e profissionalização docente. Neste último eixo, destacamos a medida de “capacitar e formar docentes dos diversos níveis do ensino”3, por revelar a consciencialização da importância da formação profissional dos professores, num contexto que apresenta ainda uma elevada taxa de docentes sem qualificação profissional para a docência. Portugal tem sido um parceiro estratégico no quadro da cooperação para o desenvolvimento com STP, país que tem vindo a beneficiar de várias ações na área da educação. Neste sentido, e no âmbito de uma investigação de doutoramento em curso4, com foco na construção de conhecimento sobre o processo de ensino e avaliação da escrita, na formação contínua de professores de Língua Portuguesa (LP) do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em São Tomé (ST), são objetivos deste artigo: i) apresentar uma análise ao Programa oficial do Ensino Básico de STP, no que respeita à disciplina de LP; ii) caracterizar o perfil dos professores de LP do 2.º CEB de ST, com base nos resultados de um questionário; iii) apresentar as linhas orientadoras para uma oficina de formação, a partir das necessidades formativas identificadas.
To improve the education system and to enable your teachers, the Ministry of Education, Culture, Science and Communication of Sao Tome and Principe (STP) has designed the Program Acelerar o Desempenho Educativo (PADE 2015-2018), having set to strategic axes, among others, the improvement of the system of evaluation, as well as the teacher professionalization. We highlight the measure to empower and train teachers of the various levels of education, for revealing the awareness of the vocational training of teacher’s importance, in a context which presents a high rate of teachers without professional qualification for teaching. Portugal has been a strategic partner in the framework of development cooperation with STP and the country has been benefiting from various actions in education. Within the framework of a doctoral research in progress, focusing on construction of knowledge about the writing teaching and assessment process, in continuous training of Portuguese Language (PL) teachers of 2nd cycle of basic education (CBE), in Sao Tome (ST), with this article we will: i) to present an analyses of the official programme of basic education of STP, with regard to the discipline of PL; ii) characterize the profile of PL teachers of the 2nd CBE, of ST, based on the results of a questionnaire; iii) to present the guidelines of a training workshop, from training needs which were identified.
En el sentido de mejorar el sistema de enseñanza y de capacitar su cuerpo docente, el Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Comunicación de San Tome y Príncipe (STP) concibió el Programa Acelerar o Desempenho Educativo (PADE 2015-2018), habiendo definido como líneas estratégicas, entre otros, la mejora del sistema de evaluación de los aprendizajes, así como la valorización y profesionalización docente. En esta última línea, destacamos la medida de capacitar y formar docentes de los diversos niveles de la enseñanza, por revelar la concienciación de la importancia de la formación profesional de los profesores, en un contexto que presenta una elevada tasa de docentes sin cualificación profesional para la docencia. Portugal ha sido un país estratégico en el marco de la cooperación al desarrollo con STP, que ha disfrutado de una serie de acciones en materia de educación. En este sentido, como parte de una investigación doctoral en curso, centrándose en la construcción del conocimiento del proceso de enseñanza y evaluación de escritura, en la formación de profesores de lengua portuguesa (LP) del segundo ciclo de la educación básica (CEB) en San Tome (ST), son objetivos de este artículo: i) presentar un análisis al Programa oficial de la Enseñanza Básica de STP, en lo que se refiere a la disciplina de LP; ii) caracterizar el perfil de los profesores de LP del 2º CEB de ST, sobre la base de los resultados de un cuestionario; iii) presentar las directrices para un taller de formación, a partir de las necesidades formativas identificadas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26791
Versão do Editor: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11615
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