Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26776
Título: BANDCAMP: impacto do preço e supporters na pre-order de um disco de vinil
Autor: Felizardo, Sónia Fialho
Orientador: Almeida, Hugo Márcio Rodrigues de
Palavras-chave: Pre-order
Bandcamp
Preço
Supporters
Comportamento do consumidor
Indústria da música gravada
Data de Defesa: 2018
Resumo: Com a digitalização da cultura, o avanço tecnológico e a difusão dos novos media também a indústria da música sofreu um impacto. Tanto o processo de compra do consumidor como as formas de distribuição de produtos físicos foram modificados levando ao aparecimento de novas metodologias de venda de produtos, nomeadamente a disponibilidade de um produto para compra antes da sua entrada efetiva no mercado. O objetivo deste trabalho é perceber quais os fatores que têm uma maior influência no interesse e probabilidade de compra de um consumidor relativamente a um disco de vinil disponibilizado em pre-order, por forma a garantir às bandas e às editoras um maior retorno no investimento e igualmente uma previsão mais acertada sobre as vendas futuras, num mercado incerto de consumidores heterogéneos. Para compreender como a indústria da música pode crescer com o mercado digital, esta investigação verifica a importância do impacto do preço e número de supporters por forma a concluir quais delas são mais propensas a surtir uma ação comportamental de consumo. Para analisar estas variáveis e medir o real impacto no consumidor recorreu-se a um estudo do tipo experimental comportamental, utilizando como ferramenta de recolha de dados o software OpenSesame. Este trabalho de investigação discute empiricamente os principais resultados em relação às mudanças nos níveis dos valores do preço e número de suporters, analisando o seu principal impacto no comportamento do consumidor, com base no interesse e aquisição de um disco de vinil disponibilizado em pre-order. Os principais resultados mostraram que o número de supporters é o fator que tem maior peso do ponto de vista do interesse por um disco de vinil e a sua probabilidade de compra. Verificou-se ainda um efeito de interseção entre o preço de um vinil e o seu número de supporters, mas apenas relativamente ao nível de interesse mostrado pelo produto. As principais contribuições deste estudo para a comunidade científica encontram-se inseridas no comportamento humano de consumo, aplicado à área da indústria da música, ao acrescentarem novos conhecimentos uma vez que ainda não existem estudos que se foquem na plataforma Bandcamp e explorem esta relação entre o preço de um produto e os utilizadores do produto no comportamento de pre-order, dentro da indústria da música.
With the digitization of culture, the recent technological advancements and the diffusion of new media, the music industry has also suffered an impact. The consumer's bahaviour process and the ways of distributing physical goods have both been modified leading to the appearance of new methodologies of sales, specifically the availability of a product for purchase before of its entry in the market. The objective of this work is to understand which factors have a major influence on the interest and probability of a consumer buying a vinyl disc available to pre-order, in order to reassure the bands and labels of a bigger return in investment, as well as a more accurate preview about future sales, in an unreliable market full of heterogeneous consumers. To understand how the music industry can grow with the digital market, this investigation explores the importance of the impact of price and the number of supporters, in an attempt to find out which one of them are more prone to influence a behavioral action of consumption. To analyze these variables and measure the real impact in the consumer, the study was made from an experimental behavioral type perspective, using the OpenSesame software as the main data retraction tool. This research work discusses the principal results regarding the changes in the levels of the factors of “price” and “number of followers” in an empiric way, analyzing its main impact in the consumer's behavior, with base on the interest and acquisition of a vinyl record that's available for pre-order. The main results revealed that the number of supporters is the one that has the most importance regarding the interest for the vinyl record and its purchasing probability. It was also noted that there is an intersection effect between the vinyl price and its supporters number, but only relatively to the level of interest shown by the public. The main contributors of this study for the scientific community are inserted in the human behaviour of consumption, applied to the area of the music industry, by adding new knowledge seeing that there aren't any studies that focus on the Bandcamp platform and explore such relation between the price, and the users, of said product in the context of preordering, within the music industry.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26776
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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