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Title: Versos de palmo e meio: em torno da poesia para crianças em Portugal e na China
Author: Yihuizi Zhao
Advisor: Pereira, Paulo Alexandre cardoso
Keywords: Poesia para crianças
China
Portugal
Análise comparativa
Defense Date: 30-May-2019
Abstract: Esta dissertação pretende desenvolver uma leitura comparativa de alguma poesia para a infância, proveniente da China e de Portugal, destacando semelhanças e diferenças temático-formais entre os textos. Dividida em duas partes, a primeira parte da dissertação explora as origens e desenvolvimento da poesia para crianças na China e em Portugal e apresenta alguns poetas contemporâneos de ambos os países. Paralelamente, descrevem-se os traços caracterizadores da poesia para crianças. Partindo da leitura comparativa dos poemas selecionados, tanto originários da China como de Portugal, na segunda parte, analisam-se as semelhanças e as diferenças verificáveis entre eles, considerando quatro critérios principais: tema, linguagem, estrutura e significado. Conclui-se que, a despeito de serem detetáveis diferenças evidentes na temática e na forma das composições poéticas portuguesas e chinesas consideradas, a circulação global de modelos literários pode ajudar a explicar a cada vez maior homogeneidade no que diz respeito às tendências da escrita poética para a infância.
This dissertation seeks to carry out a comparative reading of selected Portuguese and Chinese children’s poetry, by highlighting the thematic and formal similarities and differences between the texts. It comprises two parts, the first tracing the origins and development of children’s poetry in China and Portugal, and introducing some contemporary poets from both countries. Concomitantly, the main features of children’s poetry are described. Based on the comparative analysis of selected poems from both China and Portugal, in the second part we underline the similarities and differences between them, considering four criteria: theme, language, structure and meaning. We conclude that, despite some remarkable differences pertaining to both content and form found in Portuguese and Chinese poems, the global circulation of literary models may account for the growing homogeneity as far as contemporary literary trends in children’s poetry are concerned.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26702
Appears in Collections:DLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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