Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Siane Gois Cavalcantipt_PT
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt_PT
dc.date.accessioned2019-10-02T11:17:03Z-
dc.date.available2019-10-02T11:17:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn0102-5767pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26655-
dc.description.abstractApesar de serem áreas de fundamental importância à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos, a Fonética e a Fonologia, tradicionalmente, fazem-se presentes no currículo escolar brasileiro de maneira incipiente (CAGLIARI, 2009). Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por essas áreas na recém-lançada Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), especificamente no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O estudo fundamentou-se em Cagliari (2009) e em Simões (2006) e evidenciou que as áreas em pauta têm papel de destaque nesse nível de ensino durante todo o processo de apropriação e de sedimentação do sistema de escrita alfabética. Entretanto, mostrou também que, apesar de se embasar no sociointeracionismo discursivo para apresentar a sua compreensão de língua e de linguagem, a BNCC distancia-se de tal perpectiva, ao tratar a variação linguística como um conteúdo (um objeto do conhecimento) e não como um princípio que transversaliza a Fonética e a Fonologia, bem como os demais níveis de análise linguística, o que contribui com o fortalecimento da visão genérica e estereotipada do fenômeno.pt_PT
dc.description.abstractDespite the fact that Phonetics and Phonology are areas of fundamental importance in the reflection on language and the broadening of students’ linguistic knowledge, traditionally they are presented in the Brazilian school curriculum in a rudimentary fashion (CAGLIARI, 2009). In this context, the objective of this research was to analyze the space occupied by these areas in the recently released Brazilian National Curriculum Standard Base (BRASIL, 2017), specifically in reference to the Early Years of Elementary Education. The study is based on Cagliari (2009) and Simões (2006) who show that the areas in focus have a featured role at this level of teaching throughout the entire process of appropriation and sedimentation of the alphabetic writing system. However, it also shows that, despite being based on discursive sociointeractivism, with regard to the concept of language (as a whole) and the language (in use), the BNCC diverts from this perspective by treating linguistic variation as content (an object of knowledge) and not as a principle that permeates Phonetics and Phonology, as well as the other levels of linguistic analysis, thus contributing to strengthening the generic and stereotyped vision of the phenomenon.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCampinas SP: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Estudos da Linguagem Departamento de Lingüísticapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFonéticapt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_PT
dc.titleA Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciaispt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage584pt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.lastPage603pt_PT
degois.publication.titleCadernos de Estudos Linguísticospt_PT
degois.publication.volume60pt_PT
dc.identifier.doi10.20396/cel.v60i3.8652230pt_PT
dc.identifier.essn2447-0686pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
013.pdf815.22 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.