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Title: A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
Author: Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti
Sá, Cristina Manuela
Keywords: Fonética
Fonologia
Ensino de língua portuguesa
Issue Date: 2018
Publisher: Campinas SP: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Estudos da Linguagem Departamento de Lingüística
Abstract: Apesar de serem áreas de fundamental importância à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos, a Fonética e a Fonologia, tradicionalmente, fazem-se presentes no currículo escolar brasileiro de maneira incipiente (CAGLIARI, 2009). Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por essas áreas na recém-lançada Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), especificamente no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O estudo fundamentou-se em Cagliari (2009) e em Simões (2006) e evidenciou que as áreas em pauta têm papel de destaque nesse nível de ensino durante todo o processo de apropriação e de sedimentação do sistema de escrita alfabética. Entretanto, mostrou também que, apesar de se embasar no sociointeracionismo discursivo para apresentar a sua compreensão de língua e de linguagem, a BNCC distancia-se de tal perpectiva, ao tratar a variação linguística como um conteúdo (um objeto do conhecimento) e não como um princípio que transversaliza a Fonética e a Fonologia, bem como os demais níveis de análise linguística, o que contribui com o fortalecimento da visão genérica e estereotipada do fenômeno.
Despite the fact that Phonetics and Phonology are areas of fundamental importance in the reflection on language and the broadening of students’ linguistic knowledge, traditionally they are presented in the Brazilian school curriculum in a rudimentary fashion (CAGLIARI, 2009). In this context, the objective of this research was to analyze the space occupied by these areas in the recently released Brazilian National Curriculum Standard Base (BRASIL, 2017), specifically in reference to the Early Years of Elementary Education. The study is based on Cagliari (2009) and Simões (2006) who show that the areas in focus have a featured role at this level of teaching throughout the entire process of appropriation and sedimentation of the alphabetic writing system. However, it also shows that, despite being based on discursive sociointeractivism, with regard to the concept of language (as a whole) and the language (in use), the BNCC diverts from this perspective by treating linguistic variation as content (an object of knowledge) and not as a principle that permeates Phonetics and Phonology, as well as the other levels of linguistic analysis, thus contributing to strengthening the generic and stereotyped vision of the phenomenon.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26655
DOI: 10.20396/cel.v60i3.8652230
ISSN: 0102-5767
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

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