Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26654
Título: Análise de documentos curriculares para o curso de letras da Universidade Federal do Pará: o professor de português em contexto multicultural
Outros títulos: Analysis of curricular documents for the letters course at Federal University of Pará: the Portuguese language teacher in multicultural context
Autor: Abreu, Inéia Damasceno
Ançã, Maria Helena
Paiva, Zilda Laura Ramalho
Palavras-chave: Formação de professores
Análise curricular
Língua portuguesa
Diversidade linguística e cultural
Data: 2018
Editora: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O objetivo deste artigo é debater sobre a formação do professor de Português (FPP) do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Castanhal, localizado numa região onde duas comunidades linguístico-culturais têm destaque: a indígena e a quilombola. Para isso, assumimos como opção metodológica uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), do ementário e de dois planos de curso, procurando evidenciar preocupações voltadas para a Diversidade Linguística e Cultural (DLC) e contribuir para as discussões sobre o respeito a essa diversidade. Como resultado destacamos que, embora existam alguns direcionamentos no PPC e no ementário, não encontramos, de forma sistematizada nos planos de curso, ações que promovam o conhecimento sobre a DLC da região e sobre o respeito às línguas e culturas que fazem parte da Língua Portuguesa (LP). Essa lacuna nos leva a concluir que há dificuldade em colocar em prática o que propõem as leis sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro e indígena. Além disso, não encontramos indicações nos documentos analisados sobre a LP no mundo e suas variantes.
The purpose of this article is to discuss the Portuguese Language Teacher Training (PTT) in Languages course at Federal University of Pará (UFPA), campus of Castanhal, Brazil. This university campus is located in a region where two linguistic-cultural communities are highlighted: the indigenous and Quilombola. The methodology of this article consists of a documentary analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC), disciplines programs and two course plans. Faced with these documents, we have highlighted concerns about Linguistic and Cultural Diversity (LCD). This contributes to discussions about respect for this diversity. As a result, we highlight that although there are some directionalities in PPC and disciplines programs, we do not find the actions that promote knowledge about LCD in the region in a systematic way in the course plans. No respect was also found for the languages and cultures that are part of the Portuguese Language (PL). This gap leads us to conclude that Portuguese teachers have difficulties in putting into practice what they propose the laws about the compulsory teaching of afro and indigenous history and culture. In addition, we do not find indications in the documents analyzed about PL in the world and its variants.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26654
DOI: 10.4025/imagenseduc.v8i3.44429
Versão do Editor: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/44429
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
006.pdf581.11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.