Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26653
Título: Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
Outros títulos: Assessment of competences related with information literacy of students of the higher education
Evaluación de competencias relacionadas con la alfabetización informacional de los estudiantes de la educación superior
Autor: Kanitar, Fatima Passos
Loureiro, Maria João
Palavras-chave: Avaliação
Competências
Literacia de informação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pós-graduação
Data: 2018
Editora: PUC-Rio
Resumo: A investigação que orienta este trabalho analisou competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às TIC, entre estudantes da Universidade de Aveiro. Aplicou-se um questionário, no qual parte dos seus resultados é mostrada, em especial, os que dizem respeito ao uso das TIC no contexto de informação científica e às necessidades de formação desses estudantes nesse domínio. Pela técnica de estatística descritiva, ficou evidenciado não só que a maior parte dos estudantes indica saber utilizar ferramentas digitais, assim como têm a percepção de possuir essas competências. Contudo, há dificuldade perante atividades que demandam essa literacia. Dados deste e de outros estudos apontam a necessidade de inclusão dessa matéria no currículo.
The research that guides this work analysed skills of searching, selecting and treating scientific information, using ICT, among students of the Aveiro University. A questionnaire was applied and part of its results are shown, as an objective of this article, especially those related to the use of ICT in the context of scientific information, and to the needs of those students’ training in this context. By descriptive statistics technique it was evident that most of the students indicates knowing how to use digital tools as they have the perception of possessing those skills; however, there is difficulty in activities that demand that literacy. Data of that and other studies indicate the need of inclusion of this matter in the curriculum.
La investigación que guía este trabajo analizó las competencias de investigación, selección y tratamiento de la información científica, utilizando las TIC, entre los estudiantes de la Universidad de Aveiro. Se aplicó un cuestionario y se muestra parte de sus resultados, como objetivo de este artículo, especialmente los relacionados con el uso de las TIC en el contexto de la información científica y las necesidades de la formación de esos estudiantes en ese dominio. Por la técnica de estadística descriptiva fue evidenciado que la mayor parte de los estudiantes no sólo indica saber usar las herramientas digitales sino que tienen la percepción de poseer esas competencias. Sin embargo, hay dificultad en actividades que necesitan esa alfabetización. Los datos de este y de otros estudios indican la necesidad de incluir ese tema en el plan de estudios.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26653
ISSN: 1809-3760
Versão do Editor: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/490
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
011.pdf384.03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.