Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26638
Title: | Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
Other Titles: | STS approach in 10th year Portuguese Chemistry textbooks: an evaluation study |
Author: | Oliveira, Eniz Conceição Guerra, Cecília Costa, Nilza Del Pino, José Claudio |
Keywords: | Ensino de química CTS Manual escolar Ensino médio Avaliação |
Issue Date: | 2018 |
Abstract: | A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26638 |
DOI: | 10.1590/1516-731320180040006 |
ISSN: | 1516-7313 |
Publisher Version: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891&lng=pt&tlng=pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.