Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26638
Title: Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
Other Titles: STS approach in 10th year Portuguese Chemistry textbooks: an evaluation study
Author: Oliveira, Eniz Conceição
Guerra, Cecília
Costa, Nilza
Del Pino, José Claudio
Keywords: Ensino de química
CTS
Manual escolar
Ensino médio
Avaliação
Issue Date: 2018
Abstract: A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26638
DOI: 10.1590/1516-731320180040006
ISSN: 1516-7313
Publisher Version: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891&lng=pt&tlng=pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
001.pdf352.98 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.