Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26560
Title: Formação contínua de professores de Física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
Author: Breganha, Graça
Costa, Nilza
Lopes, Betina
Keywords: Avaliação dos alunos
Ensino da Física em Angola
Formação de Professores
Mudança de conceções e práticas de professores
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Abstract: O estudo analisa um programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, ocorrido numa escola do ensino secundário em Angola. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. Um estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes, ilustra a forma como decorreu o PFC e as suas implicações no desenvolvimento profissional dos professores. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo e notas das investigadoras. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais. Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua (FC) de professores no País e para a investigação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26560
Publisher Version: http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/11/VPCT2018-Resumos-ISBN_versaoFINAL.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
03.pdf353.38 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.