Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26560
Title: | Formação contínua de professores de Física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos |
Author: | Breganha, Graça Costa, Nilza Lopes, Betina |
Keywords: | Avaliação dos alunos Ensino da Física em Angola Formação de Professores Mudança de conceções e práticas de professores |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Abstract: | O estudo analisa um programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, ocorrido numa escola do ensino secundário em Angola. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. Um estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes, ilustra a forma como decorreu o PFC e as suas implicações no desenvolvimento profissional dos professores. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo e notas das investigadoras. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais. Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua (FC) de professores no País e para a investigação. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26560 |
Publisher Version: | http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/11/VPCT2018-Resumos-ISBN_versaoFINAL.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.