Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26537
Title: Matemática e recursos educativos digitais: um estudo sobre as repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB
Author: Damas, Maria Manuel
Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
Keywords: Matemática
Recursos Educativos Digitais (RED)
Ensino
Aprendizagem
Issue Date: 2018
Publisher: Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas
Abstract: Os recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares. Presentemente, estas instituições/estruturas desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. O presente estudo surge no sentido de compreender como é que, em escolas da rede pública portuguesas, o uso daqueles RED se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o Ciclo do Ensino Básico. Mais concretamente, pretende-se: (i) averiguar se os professores os usam ou não e porquê; (ii) caracterizar os mais usados; (iii) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (iv) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (v) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática. Enquadra-se este estudo num paradigma construtivista–interpretativo, de natureza predominantemente qualitativa e design de estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994). No âmbito desta comunicação, apresentam-se alguns resultados preliminares relativos ao primeiro objetivo que o estudo persegue.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26537
ISBN: 978-84-945722-3-4
Publisher Version: http://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB501-600.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14.pdf215.7 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.