Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoelho, Arturpt_PT
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt_PT
dc.date.accessioned2019-09-13T14:59:59Z-
dc.date.available2019-09-13T14:59:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-84-945722-3-4pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26535-
dc.description.abstractA criatividade, a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio em matemática são fundamentais para um desenvolvimento sustentável das sociedades. Muitos países carecem, no entanto, de um modelo de Escola que promova tais capacidades e que não se compadece com práticas de ensino direto. Em contraponto, defendem-se práticas letivas exploratórias, que favorecem a conceptualização matemática a partir da resolução, efetiva, de tarefas significantes e desafiantes, da confrontação e da discussão. A revolução digital oferece um conjunto de ferramentas com grande potencial no contexto educativo. No entanto, esta parece ainda não ter chegado às escolas. A sua utilização, esporádica, permanece ainda desadequada e carente de uma metodologia capaz de rentabilizar o seu verdadeiro potencial. Destes aspetos resultou um estudo qualitativo que se propôs avaliar o potencial de tecnologias digitais na construção de ambientes colaborativos e como mediadoras da comunicação e perceber como estas dinâmicas influenciam o desenvolvimento da criatividade, da resolução de problemas, da comunicação (em) matemática e, paralelamente, de competências tecnológicas. Resultados preliminares sugerem que a implementação adequada destas tecnologias oferece a oportunidade de desenvolver eficazmente competências matemáticas transversais e específicas, concomitantemente com literacias digitais, e alterar, verdadeiramente, o paradigma educativo vigente.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFederación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticaspt_PT
dc.relationPD/00173/2014pt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147398/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectMediação tecnológicapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectTarefaspt_PT
dc.titleMediação tecnológica e desenvolvimento da criatividade em contextos matemáticos exploratóriospt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage31pt_PT
degois.publication.lastPage44pt_PT
degois.publication.locationAndújarpt_PT
degois.publication.titleVIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB701-800.pdfpt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
15.pdf940.03 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.