Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26535
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Artur | pt_PT |
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T14:59:59Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13T14:59:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.isbn | 978-84-945722-3-4 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/26535 | - |
dc.description.abstract | A criatividade, a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio em matemática são fundamentais para um desenvolvimento sustentável das sociedades. Muitos países carecem, no entanto, de um modelo de Escola que promova tais capacidades e que não se compadece com práticas de ensino direto. Em contraponto, defendem-se práticas letivas exploratórias, que favorecem a conceptualização matemática a partir da resolução, efetiva, de tarefas significantes e desafiantes, da confrontação e da discussão. A revolução digital oferece um conjunto de ferramentas com grande potencial no contexto educativo. No entanto, esta parece ainda não ter chegado às escolas. A sua utilização, esporádica, permanece ainda desadequada e carente de uma metodologia capaz de rentabilizar o seu verdadeiro potencial. Destes aspetos resultou um estudo qualitativo que se propôs avaliar o potencial de tecnologias digitais na construção de ambientes colaborativos e como mediadoras da comunicação e perceber como estas dinâmicas influenciam o desenvolvimento da criatividade, da resolução de problemas, da comunicação (em) matemática e, paralelamente, de competências tecnológicas. Resultados preliminares sugerem que a implementação adequada destas tecnologias oferece a oportunidade de desenvolver eficazmente competências matemáticas transversais e específicas, concomitantemente com literacias digitais, e alterar, verdadeiramente, o paradigma educativo vigente. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas | pt_PT |
dc.relation | PD/00173/2014 | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147398/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Mediação tecnológica | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Tarefas | pt_PT |
dc.title | Mediação tecnológica e desenvolvimento da criatividade em contextos matemáticos exploratórios | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 31 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 44 | pt_PT |
degois.publication.location | Andújar | pt_PT |
degois.publication.title | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actas | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB701-800.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.