Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26535
Title: | Mediação tecnológica e desenvolvimento da criatividade em contextos matemáticos exploratórios |
Author: | Coelho, Artur Cabrita, Isabel |
Keywords: | Criatividade Mediação tecnológica Matemática Tarefas |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas |
Abstract: | A criatividade, a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio em matemática são fundamentais para um desenvolvimento sustentável das sociedades. Muitos países carecem, no entanto, de um modelo de Escola que promova tais capacidades e que não se compadece com práticas de ensino direto. Em contraponto, defendem-se práticas letivas exploratórias, que favorecem a conceptualização matemática a partir da resolução, efetiva, de tarefas significantes e desafiantes, da confrontação e da discussão. A revolução digital oferece um conjunto de ferramentas com grande potencial no contexto educativo. No entanto, esta parece ainda não ter chegado às escolas. A sua utilização, esporádica, permanece ainda desadequada e carente de uma metodologia capaz de rentabilizar o seu verdadeiro potencial. Destes aspetos resultou um estudo qualitativo que se propôs avaliar o potencial de tecnologias digitais na construção de ambientes colaborativos e como mediadoras da comunicação e perceber como estas dinâmicas influenciam o desenvolvimento da criatividade, da resolução de problemas, da comunicação (em) matemática e, paralelamente, de competências tecnológicas. Resultados preliminares sugerem que a implementação adequada destas tecnologias oferece a oportunidade de desenvolver eficazmente competências matemáticas transversais e específicas, concomitantemente com literacias digitais, e alterar, verdadeiramente, o paradigma educativo vigente. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26535 |
ISBN: | 978-84-945722-3-4 |
Publisher Version: | http://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB701-800.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.