Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/26520
Título: | Consciência metalinguística e educação em Português |
Autor: | Ançã, Maria Helena |
Palavras-chave: | Consciência Metalinguística Educação em Português Aprendentes Cabo-verdianos |
Data: | 2018 |
Editora: | Edições da Universidade de Cabo Verde |
Resumo: | Neste texto pretendemos demonstrar a pertinência e produtividade do conceito de consciência metalinguística na educação em línguas, em particular na Educação em Português. Para o efeito, são convocados outros conceitos próximos, como os de competência metalinguística e consciência linguística. Para contextualizar esta abordagem são apresentados quatro estudos académicos que analisaram em contexto escolar português e/ou cabo-verdiano, produções escritas de crianças cabo-verdianas, assim como os seus comentários metalinguísticos às produções. Todos estes estudos acentuam a dificuldade de verbalização, sobretudo nos alunos em Cabo Verde. Ce texte veut démontrer la pertinence et la produtivité du concept conscience métalinguistique appliquée à l’éducation en langues, en particulier, à l’Éducation en Portugais. Ainsi, nous appelons d’autres concepts proches, comme la compétence métalinguistique et la conscience linguistique. À fin de contextualiser cette aproche, nous présentons quatre études universitaires qui ont analysé, en contexte scolaire portugais et/ou cap-verdien, des productions écrites d’enfants cap-verdiens et leurs commentaires métalinguistiques à propos de ces productions. Toutes ces études signalent la difficulté de verbalisation, surtout chez les apprenants au Cap-Vert. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26520 |
ISBN: | 978-989-8707-50-5 |
Versão do Editor: | http://www.unicv.edu.cv/images/dicoes/Atas_das_Jornadas_de_Lingua_Portuguesa_-_IE.pdf |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.