Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26487
Title: A formação contínua de professores dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: impactes no ensino experimental das ciências
Author: Vieira, Rui M.
Martins, Isabel P.
Issue Date: 2018
Publisher: Edições Hipótese
Abstract: A Ciência e a Tecnologia, especialmente nos últimos 200 anos, têm-se afirmado como o mais sólido empreendimento das sociedades modernas. Diversas decisões, nas suas diversas esferas, são baseadas e fundamentadas nos desenvolvimentos e produtos científicos e tecnológicos que têm contribuído visivelmente para a melhoria da qualidade de vida de muitos seres humanos. A escola tem procurado incorporar nos seus currículos vários desses desenvolvimentos e competências. Neste quadro, tem vindo a ganhar relevância a premência de uma educação em Ciências para todos, desde os primeiros anos de escolaridade, promotora de literacia científica assente em ideias que promovam um desenvolvimento pessoal e social dos alunos que lhes permitam participar responsável e criticamente na sociedade (Martins et al., 2006; Martins e Paixão, 2011; Osborne e Dillon, 2008; Vieira, Tenreiro-Vieira e Martins, 2011; Vieira e Tenreiro-Vieira, 2016). Todos os cidadãos devem dispor de conhecimentos em (bem como sobre e pelas) Ciências e Tecnologia, de modo a formar-se uma sociedade crítica, reflexiva e atenta a situações e dilemas que surgem das relações entre a Ciência e a Tecnologia e as atividades sociais, económicas e políticas (Martins e Paixão, 2011).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26487
ISBN: 978-85-60127-00-9
Publisher Version: https://drive.google.com/file/d/1mvcTwFeXtyVmhZk_MKM72ziuBobA0KB2/view
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