Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTorrão, Joãopt_PT
dc.contributor.authorChissengue, Isabel Ernesto Uachept_PT
dc.date.accessioned2019-06-25T15:21:33Z-
dc.date.available2019-06-25T15:21:33Z-
dc.date.issued2016-01-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26250-
dc.description.abstractA produção de textos é um dos aspetos fundamentais na aula de português sem o qual não se pode melhorar a escrita. Sendo a escrita, o meio pelo qual se transmite os pensamentos, as ideias e os propósitos ao mundo ajudando a enriquecer o sistema linguístico do falante foi fundamental que se procurasse a resposta para as principais causas que estão na origem das dificuldades de aprendizagem do português na sala de aulas e o seu impacto na produção textual e pretendemos buscar respostas para esta questão e apresentar possíveis soluções. Feito o estudo, constatámos que uma das principais causas da dificuldade de produção de textos nos alunos nas aulas de português é a défice formação pedagógico-didático do professor visto que, só 1 professor é que tinha formação superior e os restantes tinham o nível médio, 12.ª classe e sem formação pedagógica. Para a concretização deste trabalho escolhemos de forma aleatória 40 alunos da 12.ª classe que constituem a amostra, dos quais 17 do sexo masculina e 23 do sexo feminino com idades compreendidas entre 15-22 anos e 5 professores dos quais 1 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Deste estudo constatámos que os principais erros cometidos pelos alunos são do nível fónico que consiste na alteração da estrutura fónico e silábica da palavra; dificuldade no uso de marcadores de nasalização em que omite, troca ou usa de modo incorreto a nasalização; marcação gráfica do acento que tem a ver com a supressão do acento gráfico; omissão ou adição de letras ou sílabas nas palavras relacionados com a adição de letras maiúsculas no meio da palavra. Falamos ainda dos erros cometidos a nível lexical, léxico-sintaxe, sintaxe, morfossintaxe, coerência e coesão textual.pt_PT
dc.description.abstractThe production of texts is a fundamental aspect in the Portuguese class without which you cannot improve writing. Being writing the means by which the thinking/ thoughts, ideas and purposes are conveyed to the world in order to help to enrich the speaker's linguistic system, it has been fundamental to seek for the answer for the main causes at the root of the Portuguese Learning difficulties in the classroom and its impact on textual production and we hereby intend to seek for answers to this question and present possible solutions. As we have made the research, we have found that one of the major causes of the difficulty in producing texts in students during the Portuguese classes relies on the deficit in the pedagogical and didactic teacher training as we noticed that only one of the teachers has a higher education and the others had the 12th grade with no pedagogical training. In order to carry out this work, we have chosen, at random, 40 students of the grade 12 as a sample, of which 17 males and 23 females aged 15-22 years and 5 teachers including 1 male and 4 females. From this study we have found that the main mistakes made by students are at the phonic level that consist of altering the phonic and syllabic structure of the word, difficulty in using nasalization markers, omitting, or altering or even incorrect nasalization use, graphic marking accent that has to do with the deletion of graphic emphasis, omission or addition of letters or syllables in the words related to the addition of capital letters in the middle of the word. Still, we spoke about mistakes at lexical level, lexicon-syntax, syntax, morph syntax, coherence and textual cohesion.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectMétodos de ensinopt_PT
dc.subjectLínguapt_PT
dc.subjectLíngua maternapt_PT
dc.subjectAquisiçãopt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectInterferênciapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectFalapt_PT
dc.subjectDiscursopt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.subjectVocabuláriopt_PT
dc.subjectErropt_PT
dc.subjectLéxicopt_PT
dc.subjectLéxico-sintaxept_PT
dc.subjectSintaxept_PT
dc.subjectMorfossintaxept_PT
dc.subjectCoesãopt_PT
dc.subjectCoerência textualpt_PT
dc.titleA dificuldade de aprendizagem do português e o seu impacto na produção textualpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid201577690-
dc.description.masterMestrado em Línguas, Literaturas e Culturaspt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf209.28 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.