Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26211
Título: Continuidade e rupturas na educação básica: o caso português: a Escola do Senhor da Serra e a ESE de Viseu
Autor: Neves, Maria de Fátima Fernandes
Orientador: Coelho, Carlos Meireles
Data de Defesa: 1999
Resumo: Na 1.ª parte de “Continuidade e rupturas na educação básica: o caso português” acolhe-se o conceito de educação básica / ensino primário defendido pelo Projecto n.º 8 do Conselho da Europa (1988) confrontando-o com a evolução dos sistemas educativos de alguns países europeus (Bélgica, Dinamarca, Espanha e Holanda) e de orientações de organismos internacionais (Unesco e OCDE). Na 2.ª parte analisa-se a evolução do ensino primário / ensino básico no sistema educativo português desde as reformas do Marquês de Pombal à Lei n.º 46/86 de 14 de Outubro, destacando-se o período de 1964 a 1986, seguindo o percurso de duas instituições consideradas pioneiras nos seus projectos iniciais: a Escola do Senhor da Serra, a primeira Escola Básica Integrada portuguesa com mais 30 anos de “memória institucional”, e a Escola Superior de Educação de Viseu, a primeira ESE em Portugal. Procura-se ainda traçar um quadro da evolução das modalidades de formação de professores do ensino primário / ensino básico e da evolução da rede escolar.
In the first part of “Continuity and ruptures on basic education: the Portuguese situation” it is used the primary education concept supported by the Project n.º 8 of European Council (1988), comparing it with the evolution of the educational systems in some European countries (Belgium, Denmark, Spain and Holland) and the orientations of International Organizations (Unesco and OECD). In the second part it is analysed the evolution of the primary education / basic education in the portuguese educational system from Marquês de Pombal’s reforms (1772) to the Law n.º 46/86, 1986 October 14th, emphasizing in that evolution the leading schools in their initial projects: Escola do Senhor da Serra, the first Portuguese Integrated Basic School with more than 30 years of history, and Escola Superior de Educação de Viseu, the first teachers training school in Portugal. It is drawn the evolution of the different models of training primary education teachers / basic education teachers and also the development of the several types of basic shools.
Dans la première partie de “Continuité et ruptures dans l’éducation de base: le cas portugais” s’accueille le concept d’éducation de base / enseignement primaire proposé par le Projet n.º 8 du Conseil de l’Europe (1988), il est confronté avec l’évolution des systèmes éducatifs de quelques pays européens (Belgique, Danemark, Espagne et Pays Bas) et des orientations d’organismes internationaux (Unesco et OCDE). Dans la deuxième partie on fait l’analyse de l’évolution de l’enseignement primaire / éducation de base dans le système éducatif portugais depuis les réformes du Marquis de Pombal (1772) à la Loi 46/86 du 14 Octobre 1986, en soulignant la période de 1964 à 1986, on suite le parcours de deux institutions pionnières dans leurs projets initiaux: Escola do Senhor da Serra, la première École de Base Intégrée du Portugal avec plus de trente ans de “mémoire institutionnelle” et l’Escola Superior de Educação de Viseu, la première École Supérieur d’Éducation du Portugal. On tente aussi esquisser un cadre des modalités de formation des professeurs de l’enseignement primaire / éducation de base bien que de l’évolution du réseau scolaire.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26211
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
43.pdf1.51 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.