Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26195
Title: Associativismo na Universidade de Aveiro: caracterização dos seus líderes e objetivos
Author: Gaspar, Elisabete Vieira
Advisor: Vasconcelos, Marco
Keywords: Associativismo
Liderança
Questionário multifatorial de liderança
Coordenadores
Issue Date: 14-Dec-2018
Abstract: Numa sociedade em constante mudança e crescimento, são cada vez mais os requisitos pedidos na saída do Ensino Superior. Neste sentido, surge a necessidade de adquirir competências e ferramentas diferenciadoras do grupo. O associativismo estudantil no ensino superior é hoje um meio para cumprir tal desiderato, sendo cada vez mais frequente a integração dos estudantes em órgãos associativos juvenis. Importa assim compreender como atuam estas associações, que atividades dinamizam e como funcionam as equipas diretivas, bem como caracterizar o perfil de liderança dos seus líderes. Este estudo procurou caracterizar as associações estudantis e respetivos dirigentes associativos da Universidade de Aveiro. Com este fim foi aplicado um conjunto de questionários (Questionário Sociodemográfico; “Dinâmica Associativa”; “Questionário de Diagnóstico de Competência de Gestão”; “Eu e o Núcleo”; “Direção da AAUAv” e MLQ) a 27 líderes associativos de um universo de 45. Os resultados obtidos mostram que estes líderes associativos se caracterizam por comportamentos de liderança eminentemente transformacionais e transacionais, com uma baixa frequência de comportamentos laissez-faire. os núcleos realizam: (1) atividades do foro pedagógico com o objetivo principal de complementar a formação académica de base, (2) atividades académico-culturais, marcando presença nas semanas académicas, e (3) atividades desportivas, visando a promoção de hábitos de vida saudável e o espírito de união entre os alunos do curso
In a rapidly changing and growing society, the capacities demanded for recently graduated students are bourgeoning. In this sense, the need to acquire competences and differentiating tools that different each individual is increasing. Students’ associations in higher education institutions are a means to fulfill this goal, with students engaging and becoming members of the directive boards of such youth associations. Thus, it is important to understand how these associations work, what activities are implemented and how the management teams work. It is also important to characterize the leadership profile of its leaders. This study aimed to characterize the student associations and respective associative leaders of the University of Aveiro. To this end, a set of questionnaires (Sociodemographic Questionnaire, "Associative Dynamics", "Management Competency Diagnosis Questionnaire", "I and the Nucleus", "AAUAv Direction" and the Multifactorial Leadership Questionnaire) were applied to 27 of the 45 associative leaders. The results showed that the associations carry out: (1) pedagogical activities with the main objective of complementing the basic academic training, (2) academic-cultural activities, by participating in the academic weeks, and (3) sports activities, aiming to promote healthy living habits and the spirit of unity among the students. Associative leaders are characterized by eminently transformational and transactional leadership behaviors, with a low frequency of laissez-faire behaviors
URI: http://hdl.handle.net/10773/26195
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf968.73 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.