Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26172
Title: Educação e desenvolvimento: exigências de inovação pedagógica nos sistemas educativos e nas escolas
Author: Pinto, Maria Teresa de Sousa Beirão Costa
Advisor: Pires, Artur da Rosa
Defense Date: 2000
Abstract: Este trabalho parte da convicção de que existe uma relação profunda entre o que se passa, ou se pode passar, nas escolas, nomeadamente nas secundárias, e a preparação da mão de obra e das populações dos países para os novos desafios económicos e sociais determinados pela emergência do novo paradigma tecnológico. Constatou-se de facto que a preparação inclusiva para os novos skills da actual ou futura mão de obra exige respostas políticas às sociedades, na medida em que depende em grande parte da capacidade de sistemas educativos e escolas se apropriarem pedagogicamente da inovação tecnológica e passarem a preparar os seus estudantes de acordo com os novos modelos de aprendizagem. O problema da verificação de uma certa incongruência entre a visibilidade e o aparente arrojo de algumas iniciativas de introdução das NTIC em educação em Portugal e a situação concreta de trabalho nas nossas escolas, que de uma forma geral parecem não conseguir organizar-se para a inovação, suscitou ainda a necessidade de pesquisa empírica e obrigou à recolha de informação adicional sobre estratégias e processos concretos levados a cabo por quatro países (Estados Unidos, Finlândia, Reino Unido, Canadá-Quebeque) claramente avançados neste domínio. A análise dessas estratégias revelou a existência de toda uma série de medidas que procuram nada deixar ao acaso, preparando a inovação na aprendizagem. Analisado o caso português à luz de tais referências teóricas e operativas, verificou-se que não existe no nosso país uma estratégia nacional verdadeiramente estruturante da inovação. O estudo do caso local (Aveiro) demonstrou que se estabeleceram no território dinamismos e redes de confiança com experiências inovadoras. No entanto, na ausência de um quadro nacional de clarificação e difusão, tais experiências podem não ter correspondência em percepções partilhadas quanto à necessidade de verdadeiramente inovar, tanto mais que se verificou que vários outros "vectores ocasionais de introdução" de NTIC nas escolas dificultam o desenvolvimento de significados comuns e a construção de “ambientes eficientes”. O estudo empírico das escolas de Aveiro e de duas outras, de referência e proximidade territorial, revelou que, embora as primeiras se movimentem em ambiente rico, não alcançaram ainda um nível elevado de apropriação pedagógica de NTIC, enquanto as escolas de referência mostraram situarse num nível mais elevado de auto-organização. No final da dissertação adiantam-se algumas recomendações no sentido da importância de estratégias centrais claras e da necessidade de reorganização das escolas e respectivas relações com o meio. Como uma boa oportunidade para o desenvolvimento profissional dos professores, sugere-se ainda o aprofundamento da pesquisa sobre os novos skills requeridos pelo actual paradigma e hipóteses do seu desenvolvimento através de aprendizagens inovadoras.
This research is based on the assumption that there is a deep link between what is going on or what can happen in schools, mainly in secondary ones, and the training of labour force and populations of different countries to the new economical and social challenges born from the emergence of a new technological paradigm. The theory confirmed that an inclusive training of students towards new skills asks for clear political answers from societies, as it depends in a good part on the ability of educational systems and schools to integrate technology in pedagogy and the whole curriculum, towards new models of learning. The observation of a certain incongruity between the visibility and apparently ambitious objectives of the strategies settled up to introduce NICT in education in Portugal and the concrete situation in schools, that seem not being able to organise themselves towards innovation, justified empirical research needs and led to the organisation and interpretation of information about concrete strategies and processes applied in four countries clearly advanced in such domain (United States, Finland, United Kingdom and Canada-Quebec). The analysis of such strategies revealed that nothing is left to hazard, and that such processes are firmly stated on new pedagogical conceptions and their real main objective is innovation in learning. When studied under this enlightenment, the Portuguese case revealed that a national educational structuring strategy to prepare innovation does not exist in our country. Research upon local case study (Aveiro) showed that in this territory some dynamisms and confidence networks have been established, with some innovative experiences. The absence of a national clear framework of information and diffusion of information may be in the basis of the found difficulties in building shared perceptions about the need to innovate, as some "occasional vectors" of introduction of NICT in schools limit the construction of efficient environments and shared meanings. Empirical research in Aveiro's four secondary schools and in two other ones taken as reference and settled in territorial neighbourhood showed that, although the first ones work in a rich environment, they are not in a stage of pedagogical appropriation of NICT yet. Reference schools demonstrate a higher level of self-organisation. In the last part of the dissertation, some recommendations are presented in order to advise about the importance of central clear strategies as well as of schools and their relationship with communities re-organisation. Some issues for pedagogical research and studies on new skills learning, a good opportunity for teachers' professional development, are finally suggested.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26172
Appears in Collections:DAO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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